Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Para fomentar desenvolvimento de Guaíra, membros do Prodesg participam de capacitação

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Evento reuniu mais de trinta pessoas empenhadas na criação de um plano estratégico para o Programa

Desde quarta-feira (02), representantes do Poder Público, líderes da iniciativa privada e instituições associativas de Guaíra realizam um encontro para o planejamento estratégico do desenvolvimento do município, do Programa de Desenvolvimento Econômico de Guaíra (Prodesg). O encontro faz parte do projeto, lançado oficialmente em janeiro deste ano e visa a estruturação de um plano estratégico para balizar as ações do grupo, que pretende fomentar a realização de eventos de capacitação e iniciativas que auxiliem no fomento do desenvolvimento municipal.

“Temos um intenso caminho a percorrer. A criação do Prodesg é, sobretudo, sobre a responsabilidade que temos em identificar aquilo que município quer e trazer soluções palpáveis a longo prazo. Estamos no caminho certo e essa imersão é extremamente necessária, pois nos dá a oportunidade de pensar em conjunto no que podemos oferecer de melhor para a nossa cidade”, declara Heraldo Trento, prefeito de Guaíra.

A programação iniciou com o terceiro “diálogo do desenvolvimento”, pautado na inovação como temática central. Para isso, foi o professor e investidor Romeo Busarello ministrou uma palestra sobre inovações do mercado, apresentando ideias de como o município pode agregar novas formas de fazer negócio para continuar se desenvolvendo. Depois, haverá encontros com uma equipe especializada em planejamento estratégico e, até a tarde desta sexta-feira (04), está programada a entrega de um documento com todas as ideias, metas e análises traçadas pelo grupo.

“Levamos para o projeto em Guaíra uma metodologia exclusiva para oportunizar a criação do Programa. Desde o começo, a ideia foi muito bem aceita pelos gestores municipais e ver que temos representantes das quatro hélices (composta por Poder Público, iniciativa privada, Academia e Sociedade Civil Organizada) empenhados nesse planejamento é um demonstrativo de que estamos no caminho certo”, enaltece o consultor do Sebrae Paraná, Adir Mattioni.

Ainda de acordo com Sebastião Santana, representante da Associação Comercial e Empresarial de Guaíra (ACIAG), o encontro e decisivo para dar um novo “norte” ao município.

“Temos vários atributos naturais, mas agora chegou o momento de sabermos como podemos ir além disso. É a hora em que a sociedade está sendo ouvida. É tempo de planejar e nós, enquanto associação, reforçamos o nosso compromisso com o Prodesg”, destaca Sebastião.

Cronograma de ações

Seguindo a metodologia, o Prodesg será composto por sete fases principais. A primeira (que diz respeito à organização inicial e mobilização das lideranças locais e sociedade) e a segunda (referente à construção da base internacional local), já são consideradas como concluídas. Nesta semana, é realizada a etapa de criação do planejamento estratégico do desenvolvimento sustentável e, depois, os próximos passos envolvem sensibilização e capacitação; estruturação do Conselho de Desenvolvimento por meio da criação de uma governança local; desdobramento do plano estratégico por meio das câmaras técnicas e o monitoramento dos processos e aprendizagem. Ao final, em um prazo estimado de dois anos, o objetivo é a consolidação do conselho e a execução do planejamento e dos projetos.

Metodologia

O Prodesg é baseado na metodologia Prodec, desenvolvida pelo Sebrae. Na prática, o Programa funciona como uma plataforma metodológica viva e dinâmica que pressupõe a aliança estratégica entre todas as forças da comunidade a fim de formular o cenário futuro e estabelecer planos para que haja condições adequadas para o crescimento sistêmico de um município.

Sobre o Sebrae 50+50

Em 2022, o Sebrae celebra 50 anos de existência, com atividades em torno do tema “Construir o futuro é fazer história”. Denominado Projeto Sebrae 50+50, a iniciativa enfatiza os três pilares de atuação da instituição: promover a cultura empreendedora, aprimorar a gestão empresarial e desenvolver um ambiente de negócios saudável e inovador para os pequenos negócios no Brasil. Passado, presente e futuro estão em foco, mostrando a evolução desde a fundação em 1972 até os dias de hoje, com um olhar também para os novos desafios que virão para o empreendedorismo no país.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Sebrae

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2806 – 28/01/2026

Cotações em tempo real