Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Ouro Verde do Oeste inaugura primeira usina híbrida de biogás e energia solar do Brasil e maior da America Latina

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Estive acompanhando nessa tarde de quinta-feira, a vinda do governor do Estado até Ouro Verde do Oeste para a inauguração da primeira usina híbrida do Brasil e maior da América Latina. Presentes, além do Carlos Roberto  Massa Junior – Ratinho Jr –, o presidente da Copel, Daniel Pimentel Slaviero, o presidente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Luiz Corrêa Noronha, o secretário da Agricultura e Abastecimento do Paraná, Norberto Ortigara e o presidente da Sanepar, Claudio Stabile, entre outras autoridades políticas e empresariais.

Usina de “merda”

Assim se pronunciou o diretor comercial da EnerDinBo, Valdinei Silva, sobre os trabalhos de transformação dos desejtos de suínos e da luz solar em energia, que vão gerar 2,5 megawats/hora, o que daria para alimentar toda a cidade de Ouro Verde do Oeste com os geradores que foram acionados nesse dia.  Foram anos de planejamento e organização para que esse projeto ficasse pronto para servir o Paraná, sem entraves, pois, o governo do Estado, através do IAT – e do Taciano Maranhão – liberaram essa empresa em apenas 6 dias, após cumpridas as exigências ambientais.

Usina de “merda” I

Para o diretor comercial, em sua visão de negócios, eles colocaram  na linha de frente três objetivos como ferramentas. Primeiro: gerar renda, empregos e  crescimentos. Segundo: gerar tributos para que o Estado possa investir onde ainda não chegou. Terceiro: agregar lucros aos investidores para que eles continuem investindo. Essas são as livres inciativas que o povo brasileiro e paranaense defentem para que possamos crescer cada dia mais.

Usina híbrida

De acordo com o govenador Ratinho Junior, essa será a 1ª usina híbrida de biogás e energia fotovoltaica em grande escala do país. O empreendimento já está possibilitando transformações ambiental, social e econômica, que irão permitir mais desenvolvimento para a região Oeste do Paraná. “No Brasil e no Paraná dão certas iniciativas como essas porque se respeita o meio ambiente. Temos a maior reserva legal, a maior conservação de solo e de nossos mananciais”, afirmou Ratinho.

Inovação e selo de “sustentabilidade”

O governador enalteceu a iniciativa dos investidores da EnerDinBo, “que vai transformar essa cadeia positiva e sustentável para que não haja qualquer prejuízo ambiental através do reaproveitamento dos dejetos da suinocultura, entregando à natureza algo limpo e inquestionável”, disse Ratinho Junior. O governador também afirmou que nesse dia nasceu o selo de garantia da “sustentabilidade” da agricultura paranaense.

Assista a transmissão feita ao vivo do ato de inauguração da EnerDinBo nesse link:

https://www.facebook.com/GazetadeToledo/videos/4806750139364922/

Vigiando as eleições de cima para baixo

A Polícia Federal e o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná irão utilizar drones para coibir e apurar crimes eleitorais durante as Eleições 2020 e Toledo foi uma das cidades escolhidas para a fiscalização.  Então nobres candidatos, fiquem atentos na hora de tentar comprar votos ou fraudar as eleições (boca de urna) porque haverá olhos do céu para baixo. A intenção é que os drones sobrevoem as zonas eleitorais, de modo a inibir e flagrar a prática de condutas vedadas no dia da votação.

Presença física dos agentes

Além disso, o emprego de drones diminui a presença física dos policiais e o contato social com não envolvidos em situação criminosa, o que, para a Polícia Federal, se torna extremamente relevante diante do cenário de medidas de distanciamento social para combater a epidemia do novo coronavírus.

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2807 – 29/01/2026

Cotações em tempo real