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As questões do mundo contemporâneo, estão presentes nas escolas e compõem o exercício de professores, equipe diretiva, alunos, familiares e comunidade em geral. Dessa forma, é impossível pensar em educação sem refletir que a tecnologia e a inovação são forças motrizes essenciais ao mundo moderno e, portanto, as profissões estão se reconfigurando nesta lógica. Assim, educação e tecnologia estão unidas umbilicalmente e, sem dúvida, o grande desafio da educação propõe compreender essa dinâmica natural para oferecer aos alunos metodologias e ferramentas, que possam mediar e significar o conhecimento.

Não basta oferecer apenas recursos tecnológicos, justo porque não são capazes de transformar a educação. Mas, é necessário criar ambientes e metodologias, que explorem os potenciais tecnológicos para entender, testar e inovar o conhecimento. “Não é possível pensar em tecnologias educacionais, apenas como ferramentas tecnológicas, o que dá sentido ao aprendizado é o que esta ferramenta possibilita, ou seja, testar, experimentar, pesquisar, questionar e criar outras hipóteses”, destaca o Diretor do Colégio La Salle de Toledo, Irmão André Müller.

O Colégio La Salle teve lugar de destaque na implementação das tecnologias educacionais. “Nossa equipe é desafiada a repensar suas metodologias e estratégias de ensino e, a pesquisa, a ciência e a tecnologia fazem parte da espinha central do nosso cotidiano”.

A intervenção social e a inovação são habilidades propiciadas pelas práticas que envolvem tecnologias educacionais do Colégio La Salle. “Durante o ano, nossos alunos participaram de eventos locais e nacionais compartilhando pesquisas e seus experimentos. Entre eles, a Feira de Ciências de Toledo, do PIG Data promovido pela Acit, do EduEmprèn, que é um Projeto desenvolvido pela Universidade La Salle de Canoas em parceria com a Universidade La Salle de Barcelona, na Espanha, na Mostra de Ciência Júnior da PUC e a Mostra de Ciência e Tecnologia do próprio Colégio, além de inúmeras ações, que fazem parte do ambiente escolar”.

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Foto: Divulgação

EduEmprèn é um projeto que intenciona promover o desenvolvimento de habilidades, competências e valores dos estudantes Lassalistas do Ensino Médio, por meio do empreendedorismo social.

Ao participarem do Projeto, os jovens exercitam a criatividade, a investigação científica, a liderança e o trabalho em equipe, propõem soluções inovadoras para diferentes problemas sociais, com ideias baseadas nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, também conhecidos por Objetivos do Milênio. O Colégio La Salle de Toledo, teve duas equipes participando.

Um exemplo, de atividades desenvolvidas, foi a construção do capacete anti-cochilo. Os estudantes utilizaram o acelerômetro embutido no Micro:bit. Esse sensor permite reconhecer o ângulo de inclinação em que o componente se encontra. O Micro:bit foi colocado no topo do capacete, com a tela virada para cima, em que foi utilizada a programação em blocos, configurando-o para acionar o alarme caso o componente fosse inclinado em qualquer outra posição. O corpo do capacete foi criado em molde de papelão.
Todas estas experiências contam com uma estrutura privilegiada de Laboratórios de Ciências e de Tecnologia. Neste ano, o Colégio La Salle inaugurou o Espaço Maker, um Laboratório Avançado de Tecnologia e Inovação. Um ambiente de experimentação, aprendizagem criativa e prática do conhecimento. “Na aprendizagem Maker, o aluno aplica o que aprendeu em sala de aula – é o aprender fazendo. Assim, os estudantes são desafiados a construírem seu próprio projeto e ao imprimirem significado ao aprendizado, desenvolvem autonomia, empatia e colaboração. Nesse contexto, as tecnologias educacionais no Colégio La Salle de Toledo, não são apenas ferramentas tecnológicas, mas mecanismos de transformação do Ensino e do Aprendizado”, finaliza o Diretor.