Inauguração do novo posto de fronteira, em Santo Antônio do Sudoeste. Foto: Comunicação da DPF/Cascavel

Por Fernando Braga

Nesta quarta-feira (01/02), a Receita Federal, com a participação da Polícia Federal, inaugurou um novo posto na fronteira entre Brasil e Argentina, na cidade paranaense de Santo Antônio do Sudoeste, vizinha da argentina San Antônio, que pertence a província de Misiones. O posto fronteiriço seguirá com as atividades aduaneiras, possibilitando o tráfego local de veículos entre os dois países, porém com uma estrutura que passa a contar com instalações mais adequadas.

A área também conta com a Polícia Federal realizando o controle migratório e o combate à crimes transfronteiriços, sendo mais um ponto no Brasil de entrada e saída de estrangeiros e brasileiros.

A implantação da nova unidade contou com o suporte da Delegacia de Polícia Federal de Cascavel e permitirá mais agilidade no trabalho da corporação. Até então, crimes como o de ‘Descaminho’, por exemplo, precisavam ter o flagrante registrado na Delegacia de Cascavel, e por isso seus autores, bem como as mercadorias apreendidas, precisavam ser encaminhados até lá, perfazendo um trajeto de aproximadamente 180 km. Depois da lavratura dos autos, os agentes federais tinham que fazer nova viagem para retornar ao trabalho na fronteira, o que despendia muito tempo.

Agora isso não será mais necessário, pois os flagrantes passam a ser feitos no novo posto, por meio de videoconferência com a DPF/Cascavel. Após a lavratura dos autos, o preso será encaminhado para a carceragem da Delegacia de Santo Antônio do Sudoeste.

A nova unidade é avanço, visto o crescimento do turismo, com grande fluxo de viajantes que passam pela região. Atualmente, circulam aproximadamente 40 mil veículos e cerca de 90 mil pessoas mensalmente pelo ponto de fronteira em Santo Antônio do Sudoeste.