Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Novo decreto fecha tudo no domingo e traz mudanças para os mercados

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Da Redação

Na manhã desta terça-feira (08), a prefeitura de Toledo publicou o Decreto nº 162/2021, que impõe medidas mais restritivas para tentar conter a crescente contaminação de Covid-19 no município.

Com as novas medidas, todas as atividades estarão suspensas no próximo domingo (13). Lanchonetes, bares, mercados, restaurantes, panificadoras, açougues e lojas de conveniências não poderão abrir para atendimento.

Poderão funcionar apenas os serviços de assistência médica e hospitalar, farmácias e assistência veterinária, desde que seja em regime de plantão, além dos postos de combustíveis. As únicas atividades de tele-entrega permitidas são para o fornecimento de água e gás.

Outra mudança estabelecida pela nova normativa é a permissão de entrada de apenas uma pessoa por família nos mercados e supermercados. Inicialmente essa regra foi estabelecida – obedecida – no início da pandemia, mas ultimamente o que se tem visto são namorados, casais e pais com filhos pequenos durante as compras. Com o relaxamento desse cuidado, os mercados se tornam ponto de encontro entre as pessoas e isso coloca em risco tanto os clientes quanto os funcionários destes estabelecimentos. Diversos funcionários deste segmento já foram infectados em Toledo e neste momento, vários estão afastados do trabalho.

A preocupação com essa área fez com que o vereador Chumbinho Silva apresentasse na 18ª Sessão Ordinária da Câmara, ocorrida nesta segunda-feira (07), a indicação para que os profissionais que atuam no setor supermercadista sejam incluídos nos grupos prioritários para a vacinação contra a Covid-19.

Substancialmente, as mudanças inseridas no novo decreto são para o funcionamento do comércio no domingo e a entrada de clientes nos mercados e supermercados. O restante das regras não sofreu alterações.

Seguem autorizadas as atividades comerciais, industriais e de prestação de serviços, religiosas, educacionais, inclusive no ramo de academias de ginástica e atividades físicas com orientação de profissional de educação física, segunda-feira a sábado, no horário compreendido entre às 5h e às 20h.

Embora parte da população não observe as imposições, continuam proibidas as festas, confraternizações e demais aglomerações.

Também não podem acontecer atividades esportivas coletivas, ressalvadas as competições profissionais, desde que mediante a observância de protocolo específico estabelecido pela respectiva Federação e aprovado pelos órgãos competentes de saúde pública.

Clique no documento abaixo e veja o Decreto nº 162/2021 na íntegra:

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2808 – 13/02/2026

Cotações em tempo real