O retorno das sessões ordinárias da Câmara de Toledo, nesta segunda-feira, dia 7 de agosto, contou com homenagem aos falecidos nos últimos dias em Toledo, além das vítimas da explosão nos silos da C.Vale, ocorridas em 26 de julho.
Após a abertura do espaço pelo presidente Dudu Barbosa para os vereadores registrarem suas condolências, o vereador Leoclides Bisognin registrou recebimento de correspondência da Embaixada Solidária destacando o trabalho feito pelo Instituto Médico Legal de Toledo, que fez em cinco horas o que poderia levar cinco dias. Bisognin disse ser um triste fato ocorrido, manifestando condolências a colegas, familiares e amigos das vítimas.
Também o vereador Roberto Souza falou da tragédia em Palotina, relatando que acompanhou a comitiva do ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, que no sábado, dia 29 de julho, veio visitar a C.Vale, lamentando a morte dos oito haitianos e relatando que o que ocorreu lá foi “muito feio, gigante, com certeza ficará marcado na história”. Ele manifestou pesar a todas as famílias, cooperados, “a todos que sentem muito aqueles oito haitianos que estiveram naquela catástrofe em Palotina” .
Já o vereador Damião Santos, registrou o falecimento de Líbia Oliveira Macedo, que residiu muitos anos na Grande Pioneiro. Ela faleceu domingo (06/08), sendo sepultada nesta segunda-feira, às 16h, informou o vereador, manifestando condolências à família Macedo.
O vereador Genivaldo Jesus registrou o falecimento de Aline Rosa da Silva, esposa de Odair Rossin, do Jardim Coopagro. Genivaldo relatou que Aline ganhou no dia 20 de julho a filha Laurinha, realizando um sonho dela, mas teve a formação de um trombo, vindo a ocorrer uma embolia pulmonar, que a levou a óbito no dia 24 de julho, manifestando condolências aos seus familiares.
O vereador Pedro Varela registrou o falecimento no Jardim Europa de Olinto, o popular Xirú, ocorrido na manhã de segunda-feira, manifestando condolências à família.
Na explosão ocorrida nos silos da cooperativa C.Vale em Palotina no dia 26 de julho morreram oito haitianos e um brasileiro. Faleceram os haitianos Alfred Lesperance, 44 anos; Donald ST Cyr, 24 anos; Eugênio Metelus, 52 anos; Jean Michee Joseph, 29 anos; Jena Ronald Calix, 27 anos; Michele Louis, 41 anos; Reginald Gefrard, 30 anos, e Wicken Celestin, 55 anos, todos haitianos ligados ao Sintomege, além do brasileiro Saulo da Rocha Batista, 53 anos, funcionário da C.Vale.
O corpo de Wicken Celestin, 55 anos, foi localizado pelo Corpo de Bombeiros no dia 31, após cinco dias de busca em meio a toneladas de grãos num dos túneis que interligam os silos.
Fonte: Decom/Câmara Municipal de Toledo