Imagem da transmissão da abertura do InovaMeat, feita pela Gazeta de Toledo. Foto: Reprodução/Vídeo

Em entrevista concedida à Gazeta, oprefeito Beto Lunitti anunciou, durante a abertura do Inovameat 2023, nesta terça-feira, 11, a instalação de uma unidade mista de pesquisa (UMIPI) da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) na cidade, focada em aves, suínos e peixes. A iniciativa de ter um braço da instituição de pesquisa na cidade foi da Embrapa Suínos e Aves, de Concórdia (PR), motivada pela concentração de produtores e frigoríficos na região oeste do Paraná.

UMIPI será no Biopark

Nessa quinta-feira (13), o presidente da Embrapa, Celso Moretti, assina durante o evento a criação oficial da unidade de Toledo. A UMIPI vai funcionar no Biopark, parque tecnológico de Toledo, e promoverá estudos para que a empresa pública conheça a realidade e as demandas dos setores e cadeias produtivas e também possa identificar os possíveis parceiros com quem a Embrapa poderá contar, uma vez que a UMIPI é formada por um modelo de cooperação entre instituições. “Isso permite uma soma de conhecimentos, compartilhamento de infraestrutura, de recursos humanos, entre outras necessidades.

Entrevista concedida à Gazeta de Toledo, durante o InovaMeat. Foto: Reprodução/Vídeo

“A intenção é obter resultados em comum”, secretário do Agronegócio, Inovação, Turismo e Desenvolvimento econômico de Toledo, Diego Bonaldo.

[bsa_pro_ad_space id=17] [bsa_pro_ad_space id=15]

O chefe-geral da Embrapa Suínos e Aves, Everton Krabbe, enfatizou a receptividade dos gestores de Toledo quando procurados pela instituição. “Estar em Toledo vai facilitar a integração entre a pesquisa e as demandas dos produtores e da agroindústria. Trata-se também de uma unidade mista que pode abranger demais áreas de pesquisa da Embrapa como de tecnologias para pecuária leiteira, florestal e soja, entre outras.”

Veja programação dessa quinta-feira: https://inovameat.com.br/programacao

Sperafico se manifesta sobre as invasões de terra

Agricultores e pecuaristas do Paraná e do Brasil estão preocupados com o Movimento dos Sem Terra (MST), que está novamente em ação, em diversas regiões do país. Diante deste cenário, há uma série de providências que os proprietários rurais devem adotar em situação de risco de invasões. O deputado Dilceu assim se manifestou a respeito.

Celeridade nos projetos de segurança nas escolas

O vereador Gabriel Baierle, líder do bloco Agro, Desenvolvimento e Inovação, autor de dois projetos que autoriza as instituições de ensino a contratarem profissionais de segurança especializada e que institui em Toledo o Programa de Segurança e Vigilância da Rede Municipal de Ensino, protocola pedido de “celeridade” na tramitação dos mesmos.

Vereador Gabriel Baierle. Foto: Assessoria

Celeridade nos projetos de segurança nas escolas I

O vereador está preocupado com os recentes episódios de ataques às escolas, que têm causado grande insegurança na população, principalmente em relação aos pais que precisam deixar seus filhos nas escolas e creches para trabalhar.

Celeridade nos projetos de segurança nas escolas II

Mesmo que Toledo seja um município pacífico, não está alheio à ataques semelhantes, assim como o recente caso ocorrido no dia 05 de abril de 2023, quando houve o ataque a uma creche do município de Blumenau, que resultou na morte de quatro crianças.

Celeridade nos projetos de segurança nas escolas III

Além disso, o sistema de educação carece de uma resposta instantânea e coordenada entre forças de segurança e a comunidade escolar, para anular eventuais danos a vida que venham a ser causados por um agressor.