Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

‘Não é sobre vergonha, mas sobre viver’: médico traz informações sobre o câncer de próstata, na Câmara de Toledo

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

“Como você deseja estar nos próximos cinco a dez anos? Você deseja estar junto aos seus familiares, vivendo momentos felizes, ou ausente por conta de uma doença que poderia ter sido detectada de forma precoce?”. O médico urologista Lucas Zenni Salomão deu o aviso aos presentes na palestra “Saúde do homem e prevenção do câncer de próstata”. O evento foi realizado na Câmara de Toledo, nessa quarta-feira (12), com apoio da Escola do Legislativo.

No início da conversa, o palestrante trouxe a informação que os homens brasileiros vivem, em média, 7 anos a menos que as mulheres.  Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a expectativa de vida masculina é de 72,2 anos, enquanto a das mulheres gira em torno dos 79,8 anos. A introdução foi necessária para relatar o descaso que os homens têm com a própria saúde. No contexto da campanha Novembro Azul, o médico informou que 50% dos homens acima de 50 anos ainda não realizaram o exame de toque retal ou PSA – para a detecção do câncer de próstata.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre homens, atrás apenas do câncer de pele (não-melanoma). Quanto mais tarde for diagnosticado, mais complicado será o tratamento e mais agressiva será a doença. Lucas Salomão alertou os presentes: a cada 40 minutos, um homem morre por câncer de próstata no Brasil, segundo informações do INCA.

Durante a palestra, o profissional explicou que o câncer é o crescimento e a multiplicação anormal e desorganizada de células na glândula da próstata. Além disso, informou os participantes que a Região Oeste do Paraná tem o melhor tratamento disponível para o tratamento do câncer de próstata: a cirurgia robótica.

O evento reuniu vereadores, assessores, servidores, estudantes e interessados de diversos setores da sociedade. Lucas Salomão respondeu as dúvidas dos espectadores e pôde desmistificar boatos, fornecer informações com base científica e conscientizar aqueles que tiveram o primeiro contato com o tema. “Não é sobre vergonha, mas sobre viver”, concluiu o palestrante.

Fonte: Departamento de Comunicação/Câmara de Vereadores

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2809 – 18/02/2026

Cotações em tempo real