Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mutirão de Limpeza na Sanga Panambi recolhe cerca de 500 quilos de lixo com participação da Embaixada Fla-Toledo

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Foto: arquivo pessoal

Por Marcos Antonio Santos

No sábado, 30, na parte da manhã, foi realizado um Mutirão de Limpeza na Sanga Panambi. Integrantes da Embaixada Fla-Toledo participaram dessa ação, seguindo o calendário de Ações Sociais do Clube de Regatas do Flamengo. Agosto foi o mês da limpeza e preservação do meio ambiente, e a Embaixada Fla-Toledo se engajou nessa missão.

Foram recolhidos colchões, capacetes, plásticos, garrafas, entre outros tipos de lixo espalhados pela sanga.

O presidente da Embaixada Fla-Toledo, Sidnei Monteiro (Sidão), disse que será realizado um levantamento da quantidade de lixo e objetos recolhidos no local:

“Portanto, consultaremos o sargento Vanderlei para obter dados sobre a quantidade de resíduos recolhidos”.

Segundo ele, pelo volume de madeiras, juntamente com outros lixos, a ação recolheu cerca de 500 quilos de resíduos.

“O evento de limpeza e preservação ambiental promovido pela Embaixada Fla-Toledo, realizado na Sanga Panambi, foi uma ação de grande impacto positivo para a comunidade. A iniciativa reuniu voluntários em torno do cuidado com o meio ambiente, resultando na retirada de resíduos, recuperação da área e fortalecimento da consciência ecológica”.


Foto: arquivo pessoal

AÇÃO COMUNITÁRIA

“Durante o mutirão, foi encontrado logo na entrada da Sanga Panambi, em um local próximo ao córrego, um ponto onde eram realizadas relações sexuais, devido à grande quantidade de preservativos e a presença de um colchão de solteiro. A quantidade de embalagens de preservativos chamou a atenção de todos os voluntários. Também conseguimos resgatar objetos oriundos de furto, que foram recolhidos e encaminhados à Guarda Municipal, que os reconheceu como objetos de furto, conforme boletim de ocorrência. Além do benefício imediato à natureza, o encontro promoveu integração comunitária e teve caráter educativo, especialmente para os jovens. Para próximas edições, recomenda-se ampliar a divulgação, fortalecer parcerias e registrar resultados quantitativos, para dar maior visibilidade ao impacto alcançado. Em síntese, o evento foi bem-sucedido e exemplar, reafirmando o compromisso da Embaixada Fla-Toledo com a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável, conforme a campanha do Projeto das Embaixadas e Consulados da Nação Rubro-Negra do C.R. do Flamengo”, relata Sidão.


Para ele, a ação foi amplamente positiva em termos de conscientização, com grande alcance por meio dos veículos de comunicação de Toledo:

“O que permitiu que um número significativo de pessoas acompanhasse a nossa iniciativa social. Esperamos que esta ação sirva de exemplo para outros grupos e instituições”.

Sidão conta que a Embaixada Fla-Toledo recebeu convites da Secretaria de Meio Ambiente para colaborar em outras frentes:

“Caso tenhamos o apoio da Secretaria e estabeleçamos parcerias, será possível incentivar a organização de novas iniciativas como esta.
Quanto ao nosso projeto, cumprimos integralmente a missão e os objetivos propostos. Atualmente, estamos nos organizando para promover outras ações sociais, como eventos em comemoração ao Dia das Crianças (em outubro) e o Natal Solidário (em novembro). Estamos alinhando essas iniciativas com o calendário de ações sociais do Projeto das Embaixadas e Consulados”, afirma.

Foto: Gazeta de Toledo

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2794 – 02/10/2025

Cotações em tempo real