No sábado, 30, na parte da manhã, foi realizado um Mutirão de Limpeza na Sanga Panambi. Integrantes da Embaixada Fla-Toledo participaram dessa ação, seguindo o calendário de Ações Sociais do Clube de Regatas do Flamengo. Agosto foi o mês da limpeza e preservação do meio ambiente, e a Embaixada Fla-Toledo se engajou nessa missão.
Foram recolhidos colchões, capacetes, plásticos, garrafas, entre outros tipos de lixo espalhados pela sanga.
O presidente da Embaixada Fla-Toledo, Sidnei Monteiro (Sidão), disse que será realizado um levantamento da quantidade de lixo e objetos recolhidos no local:
“Portanto, consultaremos o sargento Vanderlei para obter dados sobre a quantidade de resíduos recolhidos”.
Segundo ele, pelo volume de madeiras, juntamente com outros lixos, a ação recolheu cerca de 500 quilos de resíduos.
“O evento de limpeza e preservação ambiental promovido pela Embaixada Fla-Toledo, realizado na Sanga Panambi, foi uma ação de grande impacto positivo para a comunidade. A iniciativa reuniu voluntários em torno do cuidado com o meio ambiente, resultando na retirada de resíduos, recuperação da área e fortalecimento da consciência ecológica”.
Foto: arquivo pessoal
AÇÃO COMUNITÁRIA
“Durante o mutirão, foi encontrado logo na entrada da Sanga Panambi, em um local próximo ao córrego, um ponto onde eram realizadas relações sexuais, devido à grande quantidade de preservativos e a presença de um colchão de solteiro. A quantidade de embalagens de preservativos chamou a atenção de todos os voluntários. Também conseguimos resgatar objetos oriundos de furto, que foram recolhidos e encaminhados à Guarda Municipal, que os reconheceu como objetos de furto, conforme boletim de ocorrência. Além do benefício imediato à natureza, o encontro promoveu integração comunitária e teve caráter educativo, especialmente para os jovens. Para próximas edições, recomenda-se ampliar a divulgação, fortalecer parcerias e registrar resultados quantitativos, para dar maior visibilidade ao impacto alcançado. Em síntese, o evento foi bem-sucedido e exemplar, reafirmando o compromisso da Embaixada Fla-Toledo com a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável, conforme a campanha do Projeto das Embaixadas e Consulados da Nação Rubro-Negra do C.R. do Flamengo”, relata Sidão.
Para ele, a ação foi amplamente positiva em termos de conscientização, com grande alcance por meio dos veículos de comunicação de Toledo:
“O que permitiu que um número significativo de pessoas acompanhasse a nossa iniciativa social. Esperamos que esta ação sirva de exemplo para outros grupos e instituições”.
Sidão conta que a Embaixada Fla-Toledo recebeu convites da Secretaria de Meio Ambiente para colaborar em outras frentes:
“Caso tenhamos o apoio da Secretaria e estabeleçamos parcerias, será possível incentivar a organização de novas iniciativas como esta. Quanto ao nosso projeto, cumprimos integralmente a missão e os objetivos propostos. Atualmente, estamos nos organizando para promover outras ações sociais, como eventos em comemoração ao Dia das Crianças (em outubro) e o Natal Solidário (em novembro). Estamos alinhando essas iniciativas com o calendário de ações sociais do Projeto das Embaixadas e Consulados”, afirma.