Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Lei do Verde e Amarelo ajuda desarticular ocupação de terra em Quedas do Iguaçu

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Foto: Divulgação

A invasão a uma propriedade rural em Quedas do Iguaçu foi rapidamente contida pela atuação eficaz das forças de segurança do Paraná, na manhã de sábado, e também graças ao respaldo da recém-aprovada Lei nº 22.433/2025, conhecida como Lei do Verde e Amarelo. A lei, de autoria do deputado estadual Marcio Pacheco, foi elaborada para reforçar medidas contra ocupações ilegais de terra no Estado.

O grupo invasor, ligado ao MST, entrou na área por volta das 4 horas da madrugada. Às 11h da manhã, com o apoio da Polícia Militar, a área já havia sido desocupada e restituída aos legítimos proprietários, sem confrontos e com respeito à legalidade.

A agilidade da resposta reforça a efetividade da nova legislação, que conta com apoio de importantes líderes políticos, comenta o presidente da Caciopar, Reni Fernande. A Lei do Verde e Amarelo foi subscrita pelos deputados Maria Victoria, Tito Barichello e Anibelli Neto. A articulação política para impedir que a ocupação prosperasse teve ainda a contribuição direta do presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Alexandre Curi, além dos deputados Gugu Bueno e Batatinha e do secretário das Cidades Guto Silva.

O caso é um exemplo da integração entre os poderes Legislativo e Executivo em defesa do direito à propriedade e da segurança jurídica no campo. “Essa resposta rápida mostra que o Paraná está atento, que respeita quem produz e não tolera ações que ferem a ordem legal”, destaca Alci, presidente do POD, Programa Oeste em Desenvolvimento.

Ofícios com agradecimento e reconhecimento à atuação da polícia e das autoridades foram encaminhados pela Caciopar em conjunto com o POD, entre outras autoridades, ao comandante-geral da PM, coronel Jefferson Silva, ao governador Ratinho Junior, ao secretário de Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, e ao deputado Marcio Pacheco, autor da legislação.

Reni aponta que a ação reforça o compromisso do Paraná com a paz no campo e com o fortalecimento de políticas que garantam segurança, produtividade e desenvolvimento sustentável nas regiões rurais.

Sobre a lei
A Lei n° 22.433/2025 é uma lei estadual criada para combater invasões de terra. A lei foi aprovada na Assembleia Legislativa e sancionada pelo governador Ratinho Junior. Conhecida como Lei Verde e Amarelo é de autoria do deputado cascavelense Marcio Pacheco.

Fonte: Assessoria

Veja também

Previsão do Tempo

Mais previsões: Meteorologia 25 dias

Cotação em Tempo Real

Cotações em tempo real