Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

IX Encontro Municipal da Socioeducação debate medidas socioeducativas em Toledo

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Foto: Wanderson Schumacher/Secom

Foi realizado, nessa quarta-feira (8), no auditório Moacir Galante (Colégio Premen), o IX Encontro Municipal da Socioeducação. O evento foi promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social: Infância, Juventude, Pessoa Idosa e Família, em parceria com a Comissão Intersetorial de Socioeducação e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

O encontro teve como foco qualificar a atuação na socioeducação, promover práticas humanizadas e fortalecer parcerias interdisciplinares na rede de proteção. Também buscou estimular o protagonismo dos adolescentes, incentivar a construção de projetos de vida e melhorar a qualidade das intervenções socioeducativas.

Participaram do evento profissionais da rede de proteção à criança e ao adolescente, incluindo equipes dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), da Casa de Semiliberdade, do Centro de Socioeducação (Cense), centros da juventude e de diversas secretarias municipais. O encontro também recebeu representantes de municípios da região, como São Pedro do Iguaçu.

A programação incluiu palestras, apresentações e debates. O psicólogo clínico Altieres Edemar Frei abriu o evento com o tema: breve ensaio sobre o “estado da arte” do paradigma da atenção psicossocial no SUS e suas implicações no cuidado às pessoas em uso abusivo de álcool e outras drogas, incluindo o recorte das adolescências. Outros temas abordados foram a Luta Antimanicomial, os desafios contemporâneos da Reforma Psiquiátrica, a atuação do Comitê de Participação de Adolescentes, apresentação do Coletivo de Batalhas de Rimas de Toledo, o impacto do uso abusivo de substâncias e metodologias de prevenção e pósvenção ao suicídio, como o “Jogo dos 13 Tempos”.

Foto: Wanderson Schumacher/Secom

A secretária da Educação, Janice Salvador, representando as secretarias municipais, ressaltou a relevância da educação na vida das crianças e adolescentes e o papel dos professores no acompanhamento do desenvolvimento dos menores. Ela destacou que “é pelas mãos dos nossos professores que percebemos o que começa a acontecer dentro das casas e das famílias da comunidade, reforçando a importância da preparação profissional, do acolhimento, da sensibilidade e da afetividade”. Para Janice, o compromisso dos docentes vai além do ensino, sendo fundamental no incentivo aos sonhos e projetos de vida das crianças, especialmente aquelas de ambientes vulneráveis, e reforçou a necessidade de fortalecer continuamente a rede de educação para apoiar o crescimento e a realização dos adolescentes.

Kaira Carla Sikora, coordenadora da Política para Crianças e Adolescentes e presidente do CMDCA, destacou a importância do encontro ao afirmar que “não podemos desistir dos adolescentes, mesmo quando cometem erros. É fundamental investir no ser humano, acreditar na sua capacidade de se transformar e de escrever a própria história, oferecendo caminhos mais corretos e saudáveis por meio de práticas éticas e respeitosas na socioeducação”, comentou.

A vereadora Marli Gonçalves Costa, representando a Câmara de Vereadores de Toledo, destacou o orgulho em rever os profissionais da rede de proteção e a importância do trabalho realizado na cidade, especialmente pelas mulheres que atuam na área social e educacional. Segundo ela, o evento proporciona debate e troca de experiências que fortalecem a rede e promovem o conhecimento necessário para o atendimento de crianças e adolescentes.

Também estiveram presentes autoridades e representantes de instituições locais e estaduais, entre eles a promotora de justiça da 5ª Promotoria do Ministério Público, Katia Krüger; o diretor de justiça Gerson Faustino Rosa, representando a Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania; e o conselheiro tutelar Cássio Diego Dorfschmidt, representando os conselhos tutelares de Toledo.

Fonte: Secom/Pref. de Toledo

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2808 – 13/02/2026

Cotações em tempo real