Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Integrantes da rede de proteção participam em Toledo do 2º Seminário Mulheres em Foco

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

A sede da Escola de Administração Pública do Município de Toledo, a “Escola de Governo”, está recebendo, desde segunda-feira (1º), as atividades da segunda edição do Seminário Mulheres em Foco. O evento, que prossegue até sexta-feira (5), é uma capacitação promovida pela Secretaria de Políticas para Infância, Juventude, Mulher, Família e Desenvolvimento Humano (SMDH) para cerca de 100 integrantes de órgãos públicos e entidades da sociedade civil que fazem parte da rede de proteção voltada ao combate à violência contra o público feminino – mesmo foco do Agosto Lilás, campanha instituída pela Lei Estadual 19.972/2019, em torno da qual vários eventos serão promovidos no decorrer deste mês no município (confira programação completa ao fim da matéria). 

Em rápida passagem na manhã desta terça-feira (2) pela Escola de Governo, o prefeito Beto Lunitti saudou os participantes e comentou sobre a atenção dada pela sua gestão às políticas públicas para as mulheres. “Estou aqui para reiterar nosso compromisso na construção de um município habitado por pessoas que vivam satisfeitas, com dignidade. É um desafio enorme, que se inicia pela proposição de ações e se viabiliza por meio de todos aqueles que integram esta rede de proteção”, comenta. “Para ficar num exemplo, abracei a ideia da Adamop [Associação das Primeiras-Damas do Oeste do Paraná] de se criar um consórcio para termos acolhimentos institucionais para mulheres em situação de violência. Os prefeitos da área de abrangência da Amop [Associação dos Municípios do Oeste do Paraná] assumiram a tarefa e agora o projeto está sob análise das Câmaras de Vereadores da nossa região. É algo que precisava ser feito, pois o cuidado com as pessoas é uma das prioridades máximas dos governantes. Para termos políticas públicas permanentes o envolvimento de toda a sociedade é fundamental, pois elas decorrem de ações originadas de propósitos convergentes”, analisa.

A titular da SMDH, Jennifer Thays Chagas Teixeira, destaca a importância de se trabalhar em rede no combate à violência contra as mulheres. “Expresso toda nossa gratidão a quem está ao nosso lado nesta luta, desde a primeira edição do seminário, no ano passado. De lá para cá, houve avanços sobre o entendimento de que esta rede é muito mais do que saúde, educação e assistência social, vistas individualmente; é a união bem coordenada de esforços de poder público e sociedade civil”, pontua a secretária, que entregou ao prefeito uma camisa do Agosto Lilás com a frase “Violência contra a mulher não tem desculpa. Tem lei!”.

Foto: Carlos Rodrigues/Decom

Mulheres em Foco

Várias especialistas já passaram ou ainda passarão pelo 2º Seminário Mulheres em Foco. No primeiro dia, a assistente social da SMDH, Suzamar Stéfany Jandrey Dorfschmidt, ministrou a palestra “Conhecendo a história da Rede de Proteção às mulheres no Município de Toledo” e equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) – representada pela diretora de Proteção Social Especial de Alta Complexidade (Marília Borges Leite) e as coordenadoras dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social I (Christiane Novello) e II (Claudia Padilha) – falou sobre “Reestruturação do fluxo de atendimento da Rede”.

Hoje foi a vez da promotora pública Kátia Krüger falar sobre “Direitos Humanos da Criança e da Juventude”. Em seguida, seus colegas de Ministério Público, José Roberto Moreira e José Carlos Mendes Filho abordaram, respectivamente, os temas “Direitos Humanos da Mulher, da Pessoa com Deficiência, Imigrantes e outros grupos vulnerabilizados” e “Direitos Humanos da Pessoa Idosa”.

Amanhã (3) a advogada Camila Milazotto Ricci abordará o tema “Violência de Gênero na Internet e Assédio Virtual”; logo após, a investigadora da Polícia Judiciária da Polícia Civil do Mato Grosso do Sul,  Karem Sabrina Matick Martinelle, falará sobre “Crimes Virtuais e Cibernéticos”. Na quinta-feira (4) as advogadas Mayara Daielli Alves Alflen e Maisa Nodari falarão, respectivamente, sobre “Lei da Importunação Sexual e Lei do Assédio Sexual” e “Lei ‘X vermelho’ e Alterações na Lei Maria da Penha”.

O encerramento será com palestras ministradas por profissionais da Secretaria Municipal da Saúde. A técnica em enfermagem Lilian Possera e a enfermeira Sirlene Fátima da Silva Della Torre falarão sobre “Cuidados da Saúde da Mulher – Fluxo de Atendimento” e diretora da Central da Central de Especialidades, Katheli Mayumi Hino do Nascimento, ministrará o tema “Cuidados da Saúde da Família – Fluxo de Atendimento”.

Programação do Agosto Lilás em Toledo

Data – Horário – Evento (Local)

1 a 5/8 – 8h às 12h – 2º Seminário Mulheres em Foco (Escola de Governo)

2, 9, 16, 23 e 30/8 – 8h30 às 10h30 – Projeto Primavera (Linha Gramado)*

2/8 – 15h – Roda de conversa (Clube de Mães Novo Sarandi)

2, 9 e 16/8 (encerramento) – 19h às 22h – Módulos do projeto “Inspirar, Empreender e Empoderar” (Sebrae)**

8, 15, 22 e 29/8 – 14h às 16h – Projeto “Pequenas Conversas, Grandes Transformações” (várias escolas municipais)

10/8 – 8h30 – Reunião “Fortalecendo a rede de proteção” (Central de Conselhos)

11/8 – 15h – Roda de Conversa/Lei da Importunação Sexual (Central Pack/Prati-Donaduzzi)

18/8 – 19h – Mesa-redonda alusiva aos 16 anos de sanção da Lei Maria da Penha com o tema “A rede de enfrentamento e o combate a violência contra as mulheres” (Sede da Subseção de Toledo da Ordem dos Advogados do Brasil [OAB], entidade que, por meio da Comissão de Estudos de Gênero, promove o evento)

Data e hora a definir – Roda de conversa com mulheres surdas (Apada)

Data e hora a definir – Roda de conversa com idosas (Centro de Revitalização da Terceira Idade [Certi] Dr. Wilson Carlos Kuhn, no Jardim Pioneiro)

* Encontro sempre às terças-feiras

** Parceria da SMDH e da Secretaria do Agronegócio, de Inovação, Turismo e Desenvolvimento Econômico (AgroDesenvolvimento) com o Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae)

Fonte: Decom/Pref. de Toledo

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2784 – 28/05/2025

Cotações em tempo real