Em Nova Tebas (Centro do Paraná), o cooperado Afonso Gregório, trabalha com a agricultura e pecuária, aproveitando as áreas mais ‘quebradas’ para criar os animais. No local são cerca de 350 cabeças de gado. Ele também está sendo favorecido pela reestruturação do quadro veterinário. Até pouco tempo, a propriedade era atendida por um profissional que estava lotado em Manoel Ribas. Mas, com uma mudança recente da área veterinária, houve aumento de quadro e contratação de uma veterinária para atender Iretama e Nova Tebas.

Na opinião do cooperado, a mudança está favorecendo diretamente os produtores que trabalham com a pecuária no município. “A assistência técnica é um item fundamental no desenvolvimento de qualquer atividade. Com a nova estrutura, a veterinária está mais presente na unidade e nas propriedades. A Coamo está sempre atenta às necessidades dos cooperados”, diz Gregório.

De acordo com ele, com a assistência mais próxima é possível melhorar o trabalho em andamento e planejar ações de valorização da pecuária. “A criação de gado é uma boa atividade, uma opção de diversificação e vemos que a cooperativa tem essa visão, de atender as demandas dos cooperados.”

A médica veterinária Karina Gomes Dias, da Coamo em Iretama, diz que os trabalhos a campo ajudam a identificar as necessidades e as dificuldades dos cooperados. “Isso é fundamental para um bom planejamento. Os produtores, de maneira em geral, sabem o que fazer, tem experiência na atividade, faltam apenas orientação e recomendação de novas tecnologias para que possam agregar mais valor à atividade”, diz.

Segundo a veterinária, a proximidade e interação com os cooperados proporciona troca de conhecimento entre os dois lados, já que a assistência é o elo entre os produtores e a pesquisa. “No campo, coletamos as informações e repassamos para a cooperativa desenvolver estudo sobre um determinado assunto. Por outro lado, somos responsáveis por levar ao cooperado as mais novas tecnologias, melhorando as perspectivas de crescimento deles”, assinala.

Ouça aqui.

Fonte: Coamo