Um dos animais estava acondicionado em uma maleta, e os demais estavam em caixas de papelão. Foto: Divulgação/PRF

Boa Vista da Aparecida, município da região Oeste do Paraná, parece ter em seu prefeito um infrator incorrigível.

Sete meses depois de ser detido pela PRF (Polícia Rodoviária Federal) do Rio Grande do Sul com galos de rinha, Leonir Antunes do Santos foi novamente flagrado cometendo o mesmo delito. A primeira vez foi em fevereiro deste ano.

O flagrante aconteceu nesta segunda-feira (20), na mesma cidade onde foi flagrado da primeira vez: em Sarandi (RS).

Desta vez o prefeito dirigia um Omega com placas de Brasília (DF) – na outra ocasião, ele usava um veículo oficial da prefeitura. Ao ter o carro checado pelos policiais, no porta-malas foram encontrados três galos de rinha.

Leonir Antunes dos Santos já teve outros problemas com a Justiça. Foto: Reprodução

Para a polícia, Leonir disse que retornava para casa depois de passar o fim de semana na capital gaúcha. Conforme a nota divulgada pela PRF, “os policiais abordaram o veículo que transitava em direção a Santa Catarina. O condutor disse que retornava para casa após passar o fim de semana em Porto Alegre”.

Ainda de acordo com o comunicado, “os agentes da PRF encontraram cinco aves no banco traseiro do automóvel, sendo três galos de rinha e duas galinhas. Um dos animais estava acondicionado em uma maleta, já os demais estavam em caixas de papelão”

A nota da corporação termina com a informação de que “os animais possuíam ferimentos nas cristas”.

Leonir do Santos tem um tem um histórico de problemas, envolvendo denúncias e suspeitas de irregularidades. Em julho último, ele teve os bens bloqueados pela Justiça visando o ressarcimento aos cofres públicos de valores gastos com a manutenção e o abastecimento de carro oficial, de uso exclusivo do gestor público, que o utilizava para fins particulares.

A má utilização do carro oficial já era investigada pela Promotoria desde 2020, diante dos indícios de que, reiteradamente, o prefeito vinha utilizando o veículo do Município, para fins alheios à persecução do interesse público. Segundo as investigações, foram realizadas com o carro diversas viagens para locais alheios ao interesse público, com destinações turísticas (por exemplo, cidades do litoral catarinense) e para municípios do Rio Grande do Sul nos quais o prefeito possui parentes.

Leia mais em Prefeito da região, detido ao transportar galos para rinha em carro oficial, tem bens bloqueados