Santa Paulina foi beatificada pelo Papa João Paulo II. Foto: arquivo pessoal

Por Marcos Antonio Santos

Toledo, terra de muitos fiéis, receberá neste fim de semana, sábado, 27 e domingo, 28, a imagem abençoada de Santa Paulina, que desde o dia 18 de outubro de 1991, após a beatificação do Papa João Paulo II, por ocasião da sua segunda visita ao Brasil, peregrinos de todo o país começaram a visitar o bairro de Vígolo, em Nova Trento (SC), terra onde a Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus começou a obra da Imaculada.

A imagem chegará a Toledo nesta sexta-feira 26, ficando até a manhã desta segunda-feira, 29. 

Será a primeira vez que Toledo receberá a imagem peregrina de Santa Paulina, uma visita havia sido programada para o início de 2020, mas foi cancelada em razão da pandemia da Covid-19.

Quem está organizando a solenidade é a família de Nilton Gregório, que já foi abençoada pela Santa. Ele disse que trazer a imagem da Santa Paulina a Toledo é uma graça de Deus muito grande. A esposa de Gregório, Lúcia de Fátima foi diagnosticada com câncer em 2017, e no mesmo ano o filho, Carlos, sofreu um acidente e teve parte do corpo queimado, e hoje eles estão bem. O casal Gregório também tem outro filho, Bruno.

“Quando você passa por uma experiência dessas muito turbulenta na saúde da sua família, o que você puder fazer para ajudar o próximo a gente busca mais informações. E lá encontramos muita paz e sabedoria do povo de Nova Trento para enfrentar as dificuldades. Graça a Deus somos devotos de Santa Paulina e iremos trazer a imagem dela para Toledo”, conta Gregório. 

HISTÓRIA DE FÉ – “Em 2017 a minha esposa teve câncer e nesse período conhecíamos uma médica pediatra, Dra. Eliane, já falecida, e um dia convidei a família dela para almoçar na minha casa e eles me presentearam com uma lajota que tem a imagem de Santa Paulina, me falaram dela e procurei conhecer a história que ainda é recente. Assim que passou essa tormenta, após a descoberta do câncer da Lúcia e do acidente do meu filho, e depois que eles ficaram melhores decidimos passear em Nava Trento para descansar, conhecer o Santuário e lá nos sentimos em casa, porque fomos tão bem acolhidos e passei cada vez mais estudar a história da Santa. E cada vez que íamos visitar o Santuário recebíamos uma paz muito grande e uma certeza que tudo iria dar certo”, revela Gregório, que esteve acompanhado de Lúcia em mais uma visita ao local no fim do mês de fevereiro deste ano.

Gregório e Lúcia em visita ao Santuário. Foto: arquivo pessoal

Ele menciona que o linfoma, um câncer do sangue, assim como a leucemia, da esposa, voltou três vezes e na quarta vez ela teve que fazer um transplante de medula em Curitiba e está há três anos muito bem. “Graças a Deus, ela está bem. E vamos dar um testemunho na missa da Paróquia São Pedro e São Paulo no dia 27. Meu filho também está muito bem, foi um susto muito grande e as queimaduras foram graves. Quando ele estava internado em Curitiba, no hospital Evangélico, estávamos com muitas dúvidas, mas Deus pôs as mãos nele e voltamos com o Carlos para casa, inclusive, agora, ele será pai, a minha nora está no terceiro mês de gravidez”, menciona Nilton Gregório.

PROGRAMAÇÃO – A primeira celebração será realizada neste sábado, 27, às 10h, na Fazenda da Esperança, a cerimônia será conduzida por Dom Anuar Batisti, depois será realizado um almoço com os internos da Fazenda. Também no sábado, às 20h, acontecerá uma missa na Paróquia São Pedro e São Paulo (Grande Pioneira), e será celebrada pelo pároco: padre Luiz Carlos Franzener. No domingo, 28, às 8h, a celebração será na Paróquia São Cristóvão, (Vila Industrial), conduzida pelo pároco: padre Marcos Denck da Silva. Às 10h30, a missa será realizada no Seminário Nossa Senhora de Fátima. E para encerrar a missa das 19h, no Seminário Santa Mônica (Jardim Santa Maria), celebrada pelos freis Valdecir Soares, Juarez Bastiani e Gelson Briedis.

Santuário se localiza no bairro Vígolo, em Nova Trento (SC). Foto: arquivo pessoal

CAMPANHA SOLIDÁRIA – Se for de coração, participe e leve 1 quilo de alimento não perecível ou produtos de limpeza, em todos os lugares haverá um espaço de recepção dos donativos, que serão destinados as pessoas necessitadas ou entidades beneficentes. A Pastoral do Auxílio Fraterno cuidará da distribuição dos donativos.

Oração a Santa Madre Paulina

Ó Santa Paulina, que puseste toda a confiança no Pai e em Jesus e que, inspirada por Maria, decidiste ajudar o povo sofrido, nós te confiamos a Igreja que tanto amas, nossas vidas, nossas famílias, a Vida Consagrada e todo o povo de Deus.

(Pedir a graça desejada)

Santa Paulina, intercede por nós, junto a Jesus, a fim de que tenhamos a coragem de lutar sempre, na conquista de um mundo mais humano, justo e fraterno. Amém.

Casa onde a Santa cuidava dos doentes. Foto: arquivo pessoal