Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

HUOP: Serviço de Obesidade e Cirurgia Bariátrica Recebe Novo Grupo de Pacientes

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

O Serviço de Obesidade e Cirurgia Bariátrica (SOCB) do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP) acolheu, nessa segunda-feira (15), 50 pacientes das 9ª, 10ª e 20ª Regionais de Saúde. Eles integram o novo grupo 1/2024.

O programa tem confirmado seu sucesso com cada novo grupo. Muitos pacientes, em períodos entre 1 ano e 1 ano e meio conseguem perder de 30 a 40 kg do peso inicial e passam pelo procedimento cirúrgico.

Natália Clemir da Silva, de 32 anos, moradora de Cascavel, está ingressando no programa com 140 quilos. Ela relata que o encaminhamento veio através da Unidade Básica de Saúde (UBS).

“Descobri o programa por meio da rede encaminhada após exames de rotina e me perguntaram se tinha interesse. Há muitos casos de sucesso, com pacientes perdendo de 30 a 40 quilos. O corpo se adapta e a pessoa pode levar uma vida tranquila e renovada”, relata Natália.

“Espero poder emagrecer. Tinha receio da cirurgia, mas a opção de tratamento prévio me deixou mais confiante. É um processo gradual até a cirurgia. Quero emagrecer para poder engravidar, pois depois dos meus 17 anos, meu peso só aumentava, mas agora estou motivada novamente e sei que vou conseguir alcançar o objetivo com o apoio do programa”, finalizou Natália.

Como Acessar o SOCB

Para acessar o Serviço de Obesidade e Cirurgia Bariátrica (SOCB), é necessário passar por uma avaliação com um profissional de saúde em uma unidade básica da sua cidade ou região. Após isso, o paciente é encaminhado para as Regionais de Saúde 9ª, 10ª ou 20ª, até chegar ao HUOP.

O coordenador do SOCB do HUOP, Dr. Allan Cézar Faria de Araújo, esclarece o processo:

“Há formulários específicos que indicam o encaminhamento para o Centro de Referência. Esses formulários são enviados à regional de saúde, que faz a distribuição para os serviços credenciados para a cirurgia bariátrica. Em Cascavel, contamos com o Hospital Universitário e um hospital particular para prestar esse serviço. O atendimento começa na atenção primária, seguindo para a especializada e hospitalar”, explica Dr. Allan.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social/Unioeste

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2805 – 27/01/2026

Cotações em tempo real