Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

HUOP: Enxoval com rastreabilidade é distribuído no maior hospital público da região Oeste do Paraná

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

O Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP) iniciou, nesta quinta-feira (22), a distribuição do novo enxoval com cerca de 21 mil peças para a Instituição. Essa nova remessa possui tecnologia inovadora de rastreabilidade individual, além de um rigoroso controle de distribuição em todas as alas do Hospital.

Duas vezes por dia, são recolhidos cerca de 2 mil quilos de enxoval pela empresa responsável e encaminhados para um local específico. Lá, todas as peças passam por um processo completo de lavagem e higienização adequada. Após esse minucioso procedimento, o enxoval limpo é entregue novamente ao HUOP, e esse ciclo se repete todos os dias do ano, garantindo a higienização constante do enxoval hospitalar.

De acordo com o diretor geral do HUOP, Rafael Muniz de Oliveira, essa mudança representa um marco na história da instituição. “Esse novo serviço foi criado para evitar problemas que tínhamos no passado. O contrato que era válido anteriormente não previa o fornecimento de novos enxovais conforme a demanda de leitos fosse crescendo e isso acabou gerando problema ao HUOP; em relação ao abastecimento de roupas. Outra questão no acordo anterior é que não era prevista a rastreabilidade das peças e ocorria a evasão exagerada do material, gerando problema também de abastecimento do hospital. Agora, esse novo enxoval tem uma lista de exigências (conhecida como acordo de nível de serviço) que a prestadora de serviço deve cumprir. O rastreamento individual é uma novidade e um grande diferencial. É através deles que sabemos se alguma peça saiu do setor sem autorização. Caso, isso aconteça, um alarme é acionado no sistema e todas as portarias recebem em tempo real os dados da peça que está faltando. Essa medida foi uma maneira de adequar o quantitativo do enxoval ao número de leitos, porque nós saímos de um contrato anterior, que previa o fornecimento de roupa apenas para 220, 230 leitos e atualmente estamos com 330 leitos. Então, a gente teve que reorganizar todo o enxoval para o atual número de leitos que temos disponíveis hoje no HUOP”, ressaltou Muniz.

A empresa vencedora da licitação possui um contrato de renovação anual com duração de 10 anos e está sujeita a penalidades e descontos financeiros no final de cada mês, caso não cumpra uma lista de exigências da instituição. Atualmente, o preço cobrado pelo serviço é de R$ 3,99 por quilo, o menor valor praticado no estado do Paraná. Na licitação anterior, encerrada em janeiro deste ano, o preço era de R$ 5,19 por quilo. A contratada reduziu o valor em resposta à alta concorrência, implementando a tecnologia de rastreabilidade por peça do enxoval.

Foto: Assessoria/Unioeste

Fonte: Assessoria de Comunicação da Unioeste

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2810 – 24/02/2026

Cotações em tempo real