Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Hospital Municipal de Foz ganha poço artesiano

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Objetivo é reduzir custos com o consumo de água e integra uma série de medidas que a direção da instituição vem seguindo para garantir sustentabilidade financeira e ambiental do hospital

O Hospital Municipal Padre Germano Lauck, em Foz do Iguaçu, inicia nesta semana a perfuração de um poço tubular profundo. O objetivo é reduzir os custos com o consumo de água na instituição, com vistas a uma maior sustentabilidade, tanto financeira como ambiental. 

“O poço trará uma redução significativa em relação aos gastos com o abastecimento de água, no consumo de garrafas de água mineral – após comprovada a qualidade da água, culminando numa aplicação de projeto de gestão, também voltado à sustentabilidade”, explicou o diretor-presidente da Fundação Municipal de Saúde de Foz do Iguaçu, Amon Mendes Franco de Sousa.

Atualmente, os custos com a demanda de água no complexo hospitalar é de em torno de R$250 mil por ano e o consumo com garrafas de água mineral, R$750 mil anuais. “Será uma economia que retornará em investimentos ao hospital”, apontou o diretor.

A empresa responsável pela execução da obra também é encarregada de acompanhar todas as etapas do processo de regularização junto aos órgãos competentes, até sua finalização com a outorga de direito de uso dos recursos hídricos.

A avaliação da qualidade da água é feita depois da perfuração, com o bombeamento e análise físico-químicas. A profundidade do poço, segundo a empresa, está prevista para 140 metros, variando da geologia.

As obras estão previstas para serem concluídas em aproximadamente três dias após o início da perfuração.

Menos custos, mesma qualidade na assistência

A Direção Executiva da Fundação Municipal de Saúde vem se consolidando  na transparência para com a comunidade e redução de custos, sem comprometer a qualidade da assistência ofertada aos seus usuários.

“Estamos identificando as possibilidades da redução das despesas. Um exemplo disso é a adoção do sistema digital, gastando menos papéis, otimizando tempo e disponibilizando informações integradas aos nossos setores”, ressaltou o diretor-presidente.

Fonte: Secom/Pref. de Foz do Iguaçu

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2808 – 13/02/2026

Cotações em tempo real