A policial penal federal Amanda Jaqueline faz história ao se tornar a primeira mulher na direção de uma penitenciária federal.

Por Fernando Braga

Nesta semana, a Senappen (Secretaria Nacional de Políticas Penais) nomeou a primeira mulher para direção de uma penitenciária federal. A policial penal federal Amanda Jaqueline Teixeira irá dirigir uma das cinco unidades que compõem o SPF (Sistema Penitenciário Federal), formado pelas penitenciárias federais de Catanduvas (PR), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Mossoró (RN) e Porto Velho (RO).

Amanda tem 36 anos, é graduada em Ciências Sociais e desde 2016 atua como servidora federal concursada no Depen (Departamento Penitenciário Nacional). Iniciando sua carreira na Penitenciária Federal de Catanduvas, na região Oeste do Paraná, ela foi nomeada no ano de 2019 para ser a Chefe da Divisão de Reabilitação desta unidade. Ao se tornar a primeira diretora de um presídio federal, Amanda deve deixar o Paraná e assumir a nova função em Brasília.

Quando chegou a Toledo em 2006, vinda de Medianeira, Amanda Teixeira ingressou na Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná) para cursar a graduação em Ciências Sociais. Foi assessora parlamentar na Câmara Municipal de Toledo, junto ao mandato do ex-vereador Paulo dos Santos, e em seguida foi para Curitiba, onde teve uma breve passagem pela Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), exercendo novamente o cargo de assessora parlamentar, desta vez no gabinete do deputado estadual Professor Lemos, de Cascavel. Durante sua permanência na capital paranaense, ela ingressou no curso de graduação em Ciência Política, da Uninter, mas não chegou a conclui-lo, pois logo retornou a Toledo.

[bsa_pro_ad_space id=17] [bsa_pro_ad_space id=15]

Depois que regressou de Curitiba, Amanda chegou a participar da primeira gestão do prefeito Beto Lunitti, ocupando o cargo de secretária de Políticas para Mulheres. Em seguida, foi aprovada no concurso público do Departamento Penitenciário e convocada pela ESPEN (Escola Nacional de Serviços Penais), vinculada ao Depen, para participar do Curso de Formação de Agentes Penitenciários Federais (tal nomenclatura não é mais utilizada e a carreira de agente penitenciário foi extinta, sendo substituída, em todo o Brasil, pela carreira de policial penal).

A seguir, veja algumas imagens de seu arquivo pessoal que mostram a participação de Amanda Jaqueline no Curso de Formação realizado em 2016.

Para Cristiano Torquato, diretor do Sistema Penitenciário Federal, “a nomeação da primeira mulher diretora de uma penitenciária federal representa a consolidação de um caminho de inclusão e acolhimento às mulheres que o Sistema vem trilhando”. De acordo com a Senappen, a presença feminina na direção penitenciária federal é um reconhecimento a todas as mulheres que compõem a Secretaria.

Ao longo de 17 anos de história, o Sistema Penitenciário Federal tornou-se referência no combate ao crime organizado. Nas cinco penitenciárias federais que compõem o Sistema, nunca se registrou rebelião, fugas ou entrada de aparelhos celulares. Conhecidas por custodiarem os presos mais perigosos do país, as penitenciárias federais são mantidas por servidores de carreira: policiais penais federais, especialistas e técnicos em execução penal.

Para Amanda, “o desafio profissional é ainda mais significativo por ter o simbolismo da representação das mulheres”. Cabe à direção de uma penitenciária federal fazer a gestão estratégica da unidade de custódia que abriga presos de perfil específico, que apresentam risco às Unidades da Federação, organizaram rebeliões ou são líderes de facções criminosas.

Entre as atividades que exerce paralelamente à carreira profissional na Polícia Penal Federal, Amanda vem tendo um bom desempenho no beach tennis, esporte que pratica há algum tempo em Toledo. Integrante da equipe Team Sferriê/Coach Fábio Bento, Amanda se desponta nos torneios, juntamente com os demais integrantes da equipe.

Reveja a trajetória de Amanda Jaqueline Teixeira no esporte, clicando nas seguintes matérias que foram destaques na Gazeta de Toledo:

>> Duplas do Team Sferriê/Coach Fábio Bento disputam competição em Umuarama

>> Técnico toledano utiliza scout para melhorar desempenho de atletas do beach tennis

>> Evento marca lançamento dos novos uniformes do Team Sferriê/Coach Fábio Bento e de projeto social

>> Beach tenistas toledanos participam de curso do COB