Beto Lunitti: "A GM, junto com os servidores da saúde, estarão salvando vidas". Foto: Carlos Rodrigues/Secom

Teve início nesta terça-feira (12) o curso “Orientações frente às medidas básicas de contingência COVID-19”, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde de Toledo para os agentes da Guarda Municipal (GM). Participaram da cerimônia de abertura o prefeito Beto Lunitti, a secretária de Saúde Gabriela Kucharski e o secretário de Segurança e Trânsito Arthur Rodrigues de Almeida. 

A GM terá papel importante no processo de fiscalização de estabelecimentos e na orientação da população frente a pandemia do novo Coronavírus.A apresentação dos conteúdos ficou por conta do médico infectologista da Secretaria de Saúde, José Eduardo Mainart Panini; da enfermeira da Vigilância Sanitária, Daniele Sales Lucena; e da psicóloga do CAPS AD, Jane Carmela Zottis Scholz. 

“A Guarda tem uma estrutura fundamental no Governo e este momento é a porta de entrada para construírmos a proposta de cuidados e o que é necessário fazer no sentido do que é o melhor para as pessoas. A GM não é só um serviço nos aspectos de segurança, mas junto com os servidores da saúde estarão salvando vidas”, salientou Beto Lunitti. 

A secretária de Saúde, Gabriela Kucharski, comentou que a saúde e a economia andam juntas e a ideia é que os comerciantes possam manter seus estabelecimentos abertos, porém, sem oferecer riscos à população. “A GM foi escolhida pela importância que tem, porém a intenção primária é a orientação antes da fiscalização. Por isso o curso é para alinhar o discurso sobre a liberdade com responsabilidade”, frisa.

Gabriela Kucharski: “O curso é para alinhar o discurso sobre a liberdade com responsabilidade”. Foto: Carlos Rodrigues/Secom

O secretário de Segurança e Trânsito, Arthur Rodrigues de Almeida, disse que “a Guarda Municipal está imbuída de colaborar com a população de Toledo, com ensinamentos da saúde para aplicarmos no comércio e com a população em geral sobre o tema da Covid-19”. Ele também informou que um Decreto Municipal irá regular como serão essas abordagens, além de atribuir as novas funções para a GM. 

Como medida de contingência, o curso foi dividido em cinco turmas. As demais turmas acontecerão nos dias 19 e 26 de janeiro, 02 e 09 de fevereiro. As aulas acontecem sempre no período matutino no Auditório Acary de Oliveira, anexo à Prefeitura de Toledo.

As aulas acontecem sempre no Auditório Acary de Oliveira. Foto: Carlos Rodrigues/Secom

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação