Em entrevista à Gazeta de Toledo, o diretor do Núcleo Regional do SEAB em Toledo, Paulo Roberto Salesse afirmou que o Governador Ratinho Junior irá investir mais R$ 40 milhões na valorização da Agricultura Familiar através da compra da produção, e na outra ponta o atendimento as famílias que passa por dificuldades neste momento de crise devido a Pandemia. Da mesma forma, o secretário da Agricultura de Toledo Lídio Michels enfatizou a importância de Toledo na produção agro do Paraná e investir em quem produz é o caminho certo, disse.

Quem pode participar

Hoje o Programa Compra Direta Paraná beneficia a pessoa jurídica por meio de associações de produtores e pequenas cooperativas da agricultura familiar. As aquisições da Alimentação Escolar e do PAA-Conab (Companhia Nacional do Abastecimento) também contemplam as compras de pessoa jurídica. “Dessa forma, o produtor (pessoa física) mais vulnerável, não vinculado à entidade jurídica, também pode ser beneficiado com essa modalidade do PPA”, explicou.

O atendimento do PAA à pessoa física foi permitido pela Portaria 396, do Ministério da Cidadania, publicada no Diário Oficial da União em 8 de junho deste ano. É a primeira vez que o Paraná é contemplado para executar o modelo de adesão direta, onde estabelece metas e limites financeiros para execução dos estados na modalidade Compra com Doação Simultânea.

Paulo disse que, de acordo com a diretora do Desan, os recursos serão direcionados para agricultores de municípios com alto índice de vulnerabilidade no Estado. Eles serão selecionados a partir do Índice Ipardes de Desempenho Municipal (IPDM), que mede o desempenho dos 399 municípios do Paraná, considerando renda, emprego e produção agropecuária, saúde e educação e o Mapeamento da Insegurança Alimentar e Nutricional.

A seleção dos municípios atendidos também respeitará o número de estabelecimentos da agricultura familiar e o Valor Bruto de Produção da região e Toledo, é líder do PIB agropecuário há 8 anos consecutivos deverá receber r mais benefícios dos já anunciados.

Assista a entrevista nesse link:

Paulo Roberto Salesse, chefe do SEAB Toledo e Lídio Michels secretário de agricultura de Toledo falam sobre apoio aos pequenos e médios produtores.

Posted by Gazeta de Toledo on Monday, July 27, 2020
https://www.facebook.com/GazetadeToledo/videos/639761176653412/