Foz do Iguaçu. Foto: Dario Andreghetti Santos

Sebrae/PR e parceiros locais colaboram no planejamento, destacando setores estratégicos e diretrizes para o fortalecimento do ecossistema de inovação local

Em uma iniciativa conduzida pelo Sebrae/PR e apoiada pela Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, um plano de inovação foi lançado para promover o crescimento econômico e a diversificação do município. O projeto, desenvolvido em parceria com entidades locais e a Fundação CERTI, visa fortalecer a inovação e, para isso, identificou setores estratégicos e direcionou ações para impulsionar a competitividade e o empreendedorismo na região.

“O planejamento começou com a identificação dos setores prioritários para o município, utilizando a metodologia Delta Opportunity, que considera competências produtivas, potencialidades científico-tecnológicas e tendências. Esse processo permitiu uma análise aprofundada das vocações locais, potencialidades de pesquisa e as demandas do mercado, resultando na definição de setores estratégicos com maior potencial de inovação”, explica o consultor do Sebrae/PR, Alan Debus.

Dentre esses setores estratégicos estão saúde, economia criativa, e logística e transporte, identificados como áreas com oportunidades para o desenvolvimento local por meio da inovação.

“Os setores são de destaque porque têm mais força no sentido de empregabilidade e número de empresas na cidade. Com o plano, a ideia é incentivar a inovação e indicar os caminhos para que isso seja possível. Por isso, além da análise dos setores, o plano também entrega conteúdos valiosos, detalhando o que pode ser feito, quais entidades podem liberar, como é possível viabilizar, quais os resultados esperados e os prazos para iniciar e concluir os projetos. Tudo prático e desenhado para que a inovação realmente ocorra”, detalha Debus.

Próximos anos

O plano de ação detalha estratégias, ações e responsabilidades para os próximos dois anos, orientando as iniciativas que impulsionarão o desenvolvimento econômico e social de Foz do Iguaçu por meio da inovação, proporcionando um ambiente propício para o crescimento sustentável e a prosperidade da comunidade.

Dentre os projetos, por exemplo, constam: a realização periódica de encontros para a divulgação dos editais de incubação e critérios; desenvolvimento de trilhas de capacitação para professores do ensino fundamental, médio e superior; e desenvolvimento de projetos para o fomento a grupos de pesquisas nas áreas prioritárias, dentre outros.

Um dos destaques foi a meta do Centro de Inovação, que antes mesmo da conclusão do Plano, estava disponível para a população. Um indicativo que demonstra o comprometimento do município com o projeto, como detalha Evandro Ferreira, vice-presidente do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Foz do Iguaçu.

“Foi um sinal de que estamos no caminho certo. O Centro de Inovação está disponível para uso e em pleno funcionamento, integrando startups, empreendedores e instituições públicas e privadas do município. É um incentivo para todos nós, pois a inovação é um tema urgente e prioritário e Foz do Iguaçu não poderia ficar para trás. O plano incentiva e nos dá as ferramentas adequadas para avançarmos em conjunto, inclusive com a criação de uma governança que reúna todos os atores que fomentam a inovação local”, confirma.

Sobre o Plano

O Plano Municipal de Inovação foi formatado por meio da contribuição de várias entidades, tais como: Câmara Municipal de Foz do Iguaçu; Sebrae/PR; Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep); Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu (Acifi); Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu (Codefoz); Fundação Parque Tecnológico Itaipu (PTI); Iguassu IT; Itaipu Binacional; Unila; Unioeste; IFPR Campus Foz do Iguaçu; Centro Universitário UDC; Uniamérica; Unifoz; Instituto de Desenvolvimento do Turismo (Idestur); Quantika Ecossitemas de Inovação; Faculdade Multiversa; e secretarias municipais de Educação; Desenvolvimento Industrial, Comercial e Agropecuário; da Fazenda; de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos; e de Tecnologia da Informação; e Secretaria do Estado de Turismo.

Para ter acesso ao documento na íntegra, basta enviar um e-mail para adebus@pr.sebrae.com.br.

Fonte: Agência Sebrae Notícias