Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Fórum “Rostos da Esperança” reúne sociedade civil em Toledo para dialogar sobre desafios sociais e o Jubileu da Esperança

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Foto: Gazeta de Toledo

Da Redação

A Diocese de Toledo, por meio da Cáritas Diocesana, realiza nesta sexta-feira, 14, o Fórum Rostos da Esperança, que teve início às 9h e término previsto para as 16h30, nas dependências da PUCPR – Câmpus Toledo. A iniciativa propõe um espaço de reflexão, diálogo e construção coletiva sobre os desafios sociais e pastorais do tempo presente, reunindo representantes dos setores público e privado comprometidos com um futuro mais justo e solidário nos municípios que compõem a Diocese de Toledo, bem como representantes de Organizações da Sociedade Civil (OSC’s) que atuam diretamente na promoção da vida social, com práticas voltadas à defesa dos direitos fundamentais e à Economia Popular Solidária.

Para Dom João Carlos Seneme, bispo da Diocese de Toledo, o evento busca dialogar com a sociedade sobre o Jubileu da Esperança e destacar seus sinais. “O evento é uma oportunidade de dialogar com a sociedade civil sobre o que está sendo vivido no Jubileu da Esperança, atendendo ao pedido do Papa Francisco de destacar sinais de esperança. A proposta é promover uma conversa aberta sobre o jubileu e compartilhar a esperança que ele tem despertado. A programação ocorre nesta sexta, na PUCPR, voltada à sociedade civil, e neste sábado, no Instituto João Paulo II, com atividades de caráter mais interno e eclesial”.

O Fórum tem como objetivo promover o diálogo, a escuta e a cooperação entre diferentes setores da sociedade, buscando soluções conjuntas para os desafios sociais e ambientais da região. O padre André Boffo Mendes conta que, quando começaram a planejar o evento, pensaram sempre em propor uma pauta que fizesse sentido para quem vem participar. “Por isso escolhemos temas que não são polêmicos, mas que são urgentes. Na fala da manhã, teremos a presença de Dom Anderson Franklin Lustosa, que já está conosco e é arcebispo auxiliar da Arquidiocese de Vitória, no Espírito Santo. Ele abordará um pouco da caminhada histórica da Igreja e a motivação para esses eventos sociais”.

O Fórum busca fortalecer a comunhão entre fé e vida, incentivando a cooperação entre diferentes setores da sociedade na construção de um mundo mais justo, solidário e humano. Inspirado pelos Sinais da Esperança propostos pelo Papa Francisco, o encontro pretende iluminar, à luz do Evangelho, as realidades locais e regionais, estimulando formas de convivência saudáveis e de compromisso social.

Foto: Gazeta de Toledo

FÓRUM ROSTOS DE ESPERANÇA – Programação para este sábado, Instituto João Paulo II

HorárioAtividade
7h30Café e credenciamento
8h30Início com Santa Missa
9h30Abertura
10h00Conferência com Dom Andherson Franklin Lustosa de Souza
11h20Perguntas
12h00Intervalo para almoço
13h30Oficina I
14h20Oficina II
15h00Café
15h30Oficina III
16h15Oficina IV
17h00Encerramento

TEMÁTICAS DAS OFICINAS

  • Oficina I: Polarização social e política
  • Oficina II: Convivência entre gerações
  • Oficina III: Migração, cultura e integração social
  • Oficina IV: Sustentabilidade ambiental

REALIZAÇÃO

  • Diocese de Toledo
  • Cáritas Diocesana de Toledo
  • Fórum Rostos de Esperança

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2799 – 15/11/2025

Cotações em tempo real