Todos sonham com o dia em que a pandemia de Covid-19 faça parte do passado. Enquanto isso não acontece, Toledo luta contra o novo coronavírus com muito cuidado e também com muita coragem, marca registrada de um município que se transformou em exemplo de desenvolvimento econômico para o Paraná e o Brasil.

Força indutora deste processo, o governo municipal contará com o apoio de várias entidades da sociedade civil organizada para superar este momento por meio do programa Fortalece Toledo. A Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), representação local do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/PR), Sociedade Garantidora de Crédito do Oeste do Paraná (Garantioeste), Sindicato Patronal do Comércio Varejista de Toledo (Sinvar), Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade de Toledo e Região (Sincoeste), Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Toledo (Aeat) e Sindicato das Empresas Contábeis, Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Sescap/PR) apoiam a iniciativa, que integra as ações do Agiliza Toledo e visam à retomada econômica e à melhoria no ambiente de negócios, sobretudo para os pequenos negócios de nossa cidade.

Este grupo de trabalho desenvolverá nos próximos meses atividades focadas em seis eixos: governança, atendimento digital, crédito, compras governamentais, inovação e campanhas publicitárias focadas nos canais de orientação. “Isoladamente, nós já iniciamos algumas ações pontuais, como a digitalização dos serviços da prefeitura, mas estamos planejando outras que dependem de interação entre as partes e em breve vamos colocá-las em ação para oferecê-las ao maior número possível de empresas. O momento agora é de conectar e potencializar”. destaca o  consultor do Sebrae/PR em Toledo, Alan Debus. “Para cada tema abordado pelo Fortalece Toledo haverá um comitê que definirá indicadores que serão almejados dentro de um cronograma pré-estabelecido”, pontua.

No âmbito do governo municipal, haverá um trabalho integrado e complementar entre Assessoria Jurídica, Controle Interno, Chefia de Gabinete do Prefeito, Assessoria de Governo e Relações Institucionais, e nove secretarias (Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, de Inovação e Turismo; Fazenda e Captação de Recursos; Saúde; Administração; Educação; Habitação, Serviços e Obras Públicas; Desenvolvimento Ambiental e Saneamento; Agricultura, Pecuária e Abastecimento; e Planejamento Estratégico). “Nosso objetivo com o Fortalece Toledo é permitir que o empresariado retome a confiança por meio de ações tanto do poder público quanto das entidades parceiras. Da nossa parte, estamos incentivando e facilitando, dentro dos limites da lei, a participação de micro e pequenas empresas locais em licitações, ampliando o leque de possibilidades para a concessão de crédito com linhas a juros mais baixos, com carência e prazos maiores de pagamento, bem como com campanhas que incentivem a população a gastar seu dinheiro nos pequenos negócios daqui, além de promover melhorias no layout do site, tornando-o mais fácil a navegação até os serviços ali oferecidos”, relata a agente de desenvolvimento do Município de Toledo, Fernanda Moreira.

A vocação empreendedora do nosso município será estimulada com ações que diminuem a burocracia, facilitam a concessão de crédito e permite investimentos sustentáveis em empresas de nossa cidade, preparando-as para os desafios que o mundo pós-pandemia. “Desde 2011 tanto prefeitura quanto boa parte das entidades do Fortalece Toledo fazem parte do Comitê Gestor da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, o qual passou a ser chamado de Agiliza Toledo em 2019. Nesta época, também foi instituído o programa Cidade Empreendedora, que, ano após ano, vem desenvolvendo ações que incremento de nossa economia. Para 2020 a prioridade é superar a crise causada pelo novo coronavírus, oferecendo todo o suporte para as empresas se manterem e se fortalecerem quando tudo isso passar”, salienta Alan.

Fonte: Secom/Pref. de Toledo