Por Fernando Braga
Na manhã desta quinta-feira (14), a Gazeta de Toledo esteve no 19º Batalhão de Polícia Militar, acompanhando o pronunciamento de profissionais da Segurança Pública acerca das fiscalizações de trânsito, que deverão ser intensificadas durante os feriados prolongados desta Semana Santa e da próxima.
O tema abordado pelas equipes da Polícia Militar e da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (SMST) não se limitou a fiscalização de trânsito. Houve explanações sobre o aumento de infrações registradas em Toledo e os trabalhos que serão realizados nos finais de semana. Além disso, foram anunciadas duas novidades, a implantação de um radar em um ponto considerado crítico e uma alteração na legislação pertinente ao trânsito.
Sobre a mudança que deve ocorrer na Rua Alemanha, o secretário de Segurança e Trânsito, Arthur Rodrigues de Almeida, explicou que é necessária a redução da velocidade de muitos veículos que passam por essa via pública. Acompanhe sua fala a respeito do problema detectado no local e sobre a instalação de um radar:
O secretário Arthur também confirmou que as fiscalizações serão intensificadas pela Guarda Municipal nos períodos de feriados, com aumento da presença de guardas municipais nas ruas de Toledo, e alertou para uma novidade, para a qual muitos toledanos devem ficar atentos para não serem multados: neste mês de abril, foi publicada pelo CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) uma nova resolução que permite as Autoridades de Trânsito emitirem notificações e multas a quem estiver sem cinto de segurança ou falando ao celular, a partir de imagens capturadas pelas câmeras.
Acompanhe a fala do secretário de Segurança e Trânsito:
Na sequência, conversamos com o Aspirante a Oficial da Polícia Militar Peres, do Setor de Trânsito do 19º BPM. Ele nos contou que houve um preocupante aumento de infrações em Toledo cometidas por condutores que dirigem alcoolizados, que não utilizam o dispositivo de segurança ou que falam ao telefone.
Segundo os dados apresentados pela Polícia Militar, de janeiro até o momento, foram realizadas 348 autuações em Toledo referentes a essas três infrações. Foram 30 autuações por embriaguez ao volante, 250 devido a não utilização de cinto de segurança e 68 por dirigir falando no aparelho celular.
O Aspirante Peres falou a respeito das ações de fiscalização, que também serão intensificadas pelos militares, e sobre as infrações, apontando suas relações com os riscos de acidentes, além de imprudências de motoristas e pedestres. Confira: