Reunião dos motoristas no Clube Mexa-se. Foto: arquivo pessoal

Por Marcos Antonio Santos

O diretor administrativo da Flow Mobile, empresa que opera há mais 4 anos em Toledo, Moisés Bayer, disse que o aplicativo local de transporte de passageiros foi criado devido as altas taxas aplicadas pelos aplicativos internacionais.

Ele enfatiza que algumas corridas são cobradas taxas entre 25% e 35% por esses aplicativos. “Cansados dessas taxas, os motoristas decidiram criar um aplicativo local, Flow, e conseguimos cobrar taxas menores em comparação com os internacionais, onde fica bom para o motorista e eles conseguem atender o passageiro com mais rapidez”.

REUNIÃO – Recentemente motoristas se reuniram no Clube Mexa-se, em Toledo, para discutir esse tema dos aplicativos.  Cleber Firmino comenta os motivos que ele procurou o aplicativo local para fechar parceria. “Um dos principais motivos para ter escolhido o aplicativo local seria o fato da exploração dos aplicativos internacionais, porque eles chegaram em uma fase que pararam os investimentos e agora estão como se fossem mineradores. No Brasil, eles exploram os motoristas e os passageiros.  Nos horários de pico essas empresas cobram taxas absurdas. A parte boa do aplicativo, que é o lucro está indo tudo para o exterior; China, Estados Unidos. A vantagem do aplicativo local é que todo o recurso que é movimentado fica na cidade, e o motorista movimenta a economia local”, afirma.   

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Cleber ainda faz crítica ao suporte técnico, que para ele é frustrante falar com um robô, que não oferece opções para resolver o problema. “É muito desgastante também, muitas vezes precisamos de um suporte para resolver algo simples, fica muito tempo tentando encontrar uma solução e não se consegue.  Com o aplicativo local é fácil, basta um WhatsApp ou conversar pessoalmente”.

Diretor administrativo da Flow Mobile, Moisés Bayer. Foto: Gazeta de Toledo

500 MOTORISTAS – De acordo com Moisés Bayer, a Flow já foi procurada por vários motoristas que querem trabalhar para o aplicativo de Toledo. “Precisamos ter também a demanda do público local. Hoje, temos cadastrados cerca de 500 motoristas. Liberados para trabalharem em qualquer momento aproximadamente 200 motoristas. Temos em média por dia de 30 a 50 profissionais online. O maior pico desses motoristas online é durante o horário comercial. O objetivo do aplicativo é por exemplo, pegar o passageiro na Vila Industrial levar ao Jardim Europa, transporta do Europa para o Jardim Panorama, e vai fazendo esse fluxo. O motorista não pode pegar o passageiro no Europa e voltar para o centro para fazer outra corrida. Dentro dessa demanda, ele consegue fazer um fluxo bom e atinge o nosso objetivo: que é procurar o passageiro mais próximo do motorista”.      

Para se cadastrar e começar a ser um motorista da Flow, os interessados, ou interessadas precisam ter um carro com no máximo 10 anos de uso; completo com ar-condicionado, quatro portas, CNH com a descritivo de atividade remunerada (EAR).

Para Bayer, os aplicativos de transporte irão se fortalecer cada vez mais. “Muitos já venderam o carro e estão utilizando o aplicativo. Se colocar na ponta do lápis IPVA, parcela do carro, combustível e custos com manutenção, o que vai se gastar com o aplicativo é bem menor”, enfatiza Moisés Bayer.