Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Doações de sangue diminuem no fim de ano  

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Banco de Sangue de Toledo esclarece boato sobre doação de sangue para criança. Foto: divulgação

Por Marcos Antonio Santos

O tempo de doar sangue é sempre, entretanto nesta época do ano, a maioria das pessoas está tão ocupada com presentes que não pensa naquele presente que poderia salvar vidas. Segundo dados de hemocentros de todo o Brasil, os meses de férias de verão, principalmente dezembro e janeiro, registram os menores números de doações de sangue do ano. Isso ocorre durante os feriados de fim de ano, pois muitas organizações entram em férias e os possíveis doadores viajam e precisam se concentrarem nos preparativos das festas.

Outro fator de risco é que durante o fim de ano, com as estradas movimentadas, os acidentes são mais frequentes, e em muitos casos os pacientes precisam de sangue. A necessidade de sangue que salvas vidas pode aumentar durante as férias, período em que o número de doadores diminui.

BANCO DE SANGUE DE TOLEDO – E neste fim de 2023 e começo do ano novo, a Unidade de Coleta e Transfusão – UCT de Toledo (Banco de Sangue), tem outro problema: a aposentadoria do médico que fazia 40 horas semanais.

A chefe da Unidade de Coleta e Transfusão de Toledo, Vania Frigotto, disse que o Banco de Sangue está com horários restritos, sendo realizadas coletas apenas nas terças e quintas-feiras. “Além disso, o médico que está realizando as triagens é servidor do Ciscopar e na semana de 26 de dezembro a 1º de janeiro de 2024 estará em recesso, impactando assim nas atividades de coleta do Banco de Sangue, desta forma, não realizaremos coletas nesse período. Porém, nosso laboratório de distribuição terá funcionamento normal, assim, caso algum paciente precise de sangue, será atendido prontamente pela nossa equipe de distribuição. Os estoques estão garantidos em parceria com o Hemocentro de Cascavel”, relata Vania.

Ela confirma que os servidores do Banco de Sangue não param com os agendamentos. “Considerando a restrição de dias de coleta, nossas servidoras que trabalham na captação estão agendando o máximo possível de doadores, bem como, enviam mensagens confirmando a presença dos doadores um dia antes, e se necessário fazem a substituição dos que não puderem vir, ainda devido, a essa restrição de dias de coleta, orientamos também o agendamento junto ao Hemocentro de Cascavel”.

De acordo com Vania Frigotto, eles estão em tratativas para a contratação de profissional da área médica, “acreditamos que em no máximo 60 dias conseguiremos ampliar os dias de coleta”.

Doação de sangue é fundamental para salvar vidas. Foto: Banco de Sangue

DOAÇÕES – Para ser um doador é preciso estar em boas condições de saúde; ter entre 16 e 69 anos (a novidade é que adolescentes entre 16 e 17 não precisam mais estar acompanhados dos pais ou responsável, basta ter uma autorização assinada pelo tutor e no ato da doação ter um adulto responsável legal acompanhando. Acima de 60 anos só se já for doador); ter peso superior a 50 quilos e apresentar um documento oficial com foto. Homens podem doar a cada 60 dias e até quatro vezes em um ano. Já as mulheres, a cada 90 dias e até três vezes em um ano. A doação pode ser agendada no site www.saude.pr.gov.br/doacao ou caso o interessado tiver dificuldade pode ligar no (45) 33791993.

HORÁRIOS – As coletas são realizadas das 7h30 ás 10h30 e das 13h às 15h30. Atendimentos administrativos em horário comercial e no laboratório de distribuição das 7h30 às 19h, presencial e após em sobreaviso, assim como nos fins de semana.

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2802 – 18/12/2025

Cotações em tempo real