Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Febre maculosa: Hoesp alerta sobre prevenção e cuidados com a doença

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

A febre maculosa é uma doença infecciosa, febril aguda e de gravidade variável, causada pela bactéria do gênero Rickettsia, e transmitida pela piscada do carrapato. “Qualquer espécie de carrapato pode abrigar a bactéria e transmitir a doença, por isso é importante estar alerta”, alerta o médico infectologista, Felipe Augusto de Lucena Oliveira.

Entre os sintomas: febre alta, dores musculares intensas, dores de cabeça forte e lesões no corpo. “As lesões podem aparecer após alguns dias de sintomas, começando nas extremidades”, ressalta.

E como a doença é transmitida pelo carrapato, é importante evitar áreas que possam ter infestações, como o mato alto. “Em um ambiente rural, principalmente, é importante usar roupas claras para conseguir visualizar a presença do carrapato com mais facilidade. Além disso, utilizar roupas compridas e usar repelentes em áreas de pele expostas”, enfatiza.

Foto: divulgação

E os animais, assim como os pets de estimação, não saem impunes na picada do carrapato, por isso, é importante redobrar o cuidado com eles também. “Evitar lugares com mato alto, fazer a inspeção frequente, principalmente depois dos passeios e conversar com o médico veterinário para a utilização de antiparasitários, e assim diminuir o risco de transmissão”, explica.

O infectologista ainda ressalta a importância do diagnóstico. “É importante ressaltar que a febre maculosa é uma condição séria, e portanto, é necessário procurar o médico para o diagnóstico mais preciso e assim, iniciar o tratamento o mais breve possível”, finaliza Felipe.

Fonte: assessoria

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2801 – 17/12/2025

Cotações em tempo real