Foto: Divulgação

O evento foi promovido pela Westcars e chancelado pela Confederação Brasileira do Automobilismo (CBA)

A Toledo Dragway, em Toledo, recebeu no último fim de semana (11 a 13) a etapa final do Campeonato Brasileiro de Arrancada. Com a presença de aproximadamente 50 equipes e mais de 100 pilotos, a prova confirmou os melhores de cada categoria. Nem mesmo a chuva que apareceu e impediu a realização de provas no domingo (13) tirou o brilho da prova. O evento foi promovido pela Westcars e chancelado pela Confederação Brasileira do Automobilismo (CBA), por meio da pela Comissão Nacional de Arrancada, Drift e Track Day (CNA).

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Toledo foi escolhida para encerrar a disputa nacional após as etapas mineira, realizada na Arena Race, em Uberlândia, Minas Gerais, e paulista, em Tremembé, São Paulo, em setembro. Diversos pilotos destacaram a qualidade e segurança da pista, considerada uma das melhores do Brasil. “Ainda temos alguns ajustes a serem realizados para uma próxima etapa, mas com certeza Toledo vai continuar figurando no cenário das competições nacionais de arrancada”, disse o presidente da CNA, Fábio Félix ‘Pascoal’.

Pascoal ainda lembrou que há 10 anos não acontecia o campeonato brasileiro de arrancada no Brasil. “Estamos retomando. Depois de uma década sem o campeonato, este novo momento movimentou todo o Brasil. Todo mundo quer levantar a taça de campeão brasileiro em 2022”. E se dentro da pista o clima era bom, para quem acompanhou as disputas o momento foi emocionante. Um dos espectadores, Marcelo Luiz Pessi, destacou a potência dos veículos e afirmou ter se surpreendido com a força dos motores. “É algo fantástico. Algumas vezes vemos em canais de TV provas como esta, mas estar presente aqui faz toda a diferença”, comentou.

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Recordes e destaques – A prova foi marcada por recordes, sem acidentes e com boas estreias. Segundo o organizador, Juliano Júlio, pilotos como Frank Cavalli, de Cachoeira do Sul, Rio Grande do Sul, piloto da Caravan STT preparada pela Josué Motors garantiu ótimos tempos. Outra novidade foi Fernando Basso, de Xanxerê, Santa Catarina, que estreou seu DT-B, preparado pela Equipe Signor Tuned.

Outro debute de peso foi Artur Bailo que começou com seu Chevette #35, pela Categoria Desafio em 2016, nessa prova trouxe o mesmo Chevette, preparado pela Cacá Competições, agora com 16 válvulas e inscrito na Categoria XTM. Ainda em desenvolvimento o carro já percorreu os 201 metros em 5,247 segundos atingindo 215 quilômetros por hora. a 215km/h nos 201 metros.

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Na ST a disputa ficou entre o mineiro Max Henriques (Pace Car Motorsport), de Belo Horizonte, e o paranaense Thiago Lemos, que levou a melhor conquistando o campeonato e o recorde com o tempo de 7,316 segundos contra 7.350 do adversário. Na TO o duelo foi dos gaúchos Giani Panizzi (Josoé Motors) e Moisés Bortolan (GCR Competições), que sagrou-se campeão e recordista brasileiro com o tempo de 6,496 segundos, apenas 0,102 segundos a frente de Panizzi.

A DT-B apresentou os novos destaques. O paranaense Henrique Mancini (Neto Preparações) e o gaúcho Tiago Bortolan (GCR Competições) promoveram um grande embate. Melhor para Bortolan que garantiu o título e o recorde brasileiro com 6,354 segundos. Na Drag Junior, com pilotos de São Paulo, Goiânia e Belo Horizonte, os títulos ficaram com o paulista Luiz Felipe, o goiano Murilo Muller e o mineiro Pedro Barcellos, campeão da etapa e vice brasileiro. Samuel Lindner, de Goiânia, e Luiz Fernando ‘Feijão’, de São Paulo, também conquistaram seus títulos em Toledo.

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Fonte: Assessoria