Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

ESF Santa Clara IV realiza Ação Educativa com Salões de Beleza e Barbearias

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

A Estratégia de Saúde da Família (ESF) do Santa Clara IV em parceria com a Vigilância Sanitária de Toledo ofereceram uma atividade educativa para proprietárias de salão de beleza e para barbearias da área de abrangência da unidade de saúde. O tema trabalhado foi “Meu salão livre das hepatites” e boas práticas em salão de beleza de acordo com a resolução da Secretaria de Estado da Saúde Nº 700/2013. 

A ação aconteceu na tarde desta segunda-feira (05) e contou também com a participação de alunas do Curso de Enfermagem do Colégio Estadual Dario Vellozo. A Coordenadora da ESF, Enfermeira Raquel Wammes Schwab, avaliou de forma bastante positiva o resultado da ação, principalmente pela participação de três barbeiros do Bairro. 

Raquel explicou que, entre as hepatites, a Hepatite B é uma das mais transmitidas. “Diferente do HIV, o vírus da Hepatite pode ficar até sete dias ativo em área ambiente. Em um alicate, por exemplo, caso haja sangramento na hora de tirar a cutícula, se não estiver esterilizado adequadamente e a pessoa estiver contaminada poderá contaminar outra cliente”, alertou a Enfermeira. 

[bsa_pro_ad_space id=7]

Vacina

Uma das formas de evitar a contaminação é estar vacinado. “Mas mesmo quem tem a vacina pode correr risco, pois estima-se que cerca de 30% das pessoas vacinadas não tem resposta imunológica suficiente. Ou seja, o melhor cuidado é a prevenção. A melhor alternativa é que cada cliente leve seu próprio kit de beleza no salão. O sonho é que elas tivessem até mesmo o seu próprio esmalte”, comenta a Coordenadora. 

Ação Educativa

As técnicas da Vigilância Sanitária apresentaram um relatório de inspeção que é utilizado para liberar as licenças nos salões de beleza, barbearias e/ou depilação. Foram apresentados os itens que são vistoriados em relação a infraestrutura, procedimentos, cabelereiro/barbeiro, esterilização, manicure/pedicure e depilação. 

“A ação educativa foi para que eles e elas possam atender a legislação sanitária que está em vigor desde 2013. Foi muito positivo e ficamos felizes com o convite. Essa é uma forma de desmistificar o medo que as pessoas tem do nosso trabalho”, explicou a Técnica da Vigilância, Edimara de Araujo Zotti. 

“Estamos à disposição para atender, pois o objetivo é que todos prestem um serviço com qualidade e segurança, tanto para os trabalhadores, quanto para os clientes”, completou a Técnica de Enfermagem da Vigilância, Ana Cláudia Bruisma Ruis. 

A Depiladora Izabel Aparecida de Abreu Oliveira participou de todas as apresentações e aprovou a iniciativa. “A equipe está de parabéns. Como estou começando no ramo, vim aqui para adquirir mais conhecimentos e poder dar mais segurança para minhas clientes. O conteúdo foi muito bom, vou aproveitar várias dicas de organização e higienização”, avaliou. 

[bsa_pro_ad_space id=7]

Fonte: Secom/ Pref. de Toledo

[bsa_pro_ad_space id=7]

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2806 – 28/01/2026

Cotações em tempo real