A Secretaria da Educação (Smed) realizou na terça-feira (12), no Teatro Municipal, o terceiro encontro da Escola de Pais de 2025, com o objetivo de promover uma educação cada vez mais inclusiva, acolhedora e transformadora. A abertura contou com apresentações do Grupo de Danças Folclóricas Integração de Novo Sarandi, do Coro Encantar e da Camerata de Novo Sarandi , composta por 33 coralistas e 10 instrumentistas.
O evento teve a presença do vice-prefeito, Lucio De Marchi, da secretária da Educação, Janice Salvador, e do vereador Professor Oséias. O ponto central da programação foi a palestra “Autismo na visão de um autista”, conduzida por Marcos Petry, comunicador, youtuber e escritor, que compartilhou sua vivência pessoal com o objetivo de ampliar a empatia e a inclusão. A participação da mãe, Arlete Boing Petry, trouxe o relato dos desafios na criação do filho autista, junto do pai, Orlando Petry.
Lucio De Marchi enfatizou a importância da integração entre a escola e os pais, e relembrou que um exemplo dessa integração foram as festas juninas e julinas, realizadas recentemente. “Essa multidão de pais foi muito positiva em todas as atividades. Isso mostra a valorização dos nossos professores e dos servidores da educação. E volto a mencionar a importância dessa integração da entre escola, professores, alunos e pais”, ressaltou Lucio.
O vereador Oséias mencionou que recebeu pedidos de pais de alunos, que valorizasse os professores de apoio à diversidade e inclusão, que trabalham diretamente com alunos neurodivergentes. “Recebi um pedido para elogiar e vamos fazer uma moção de aplausos para um professor a pedido do pai. É uma criança autista nível dois”, explicou. Ele destacou que o pai viu a forma que o professor atende o filho, de uma forma “diferente de tudo que eu já vi. É isso que a Escola de Pais vai construindo, uma aproximação com a família, porque não pode ser algo técnico a ponto de ser frio”, acrescentou.
A secretária da Educação, Janice Salvador, afirmou que a educação das crianças e adolescentes depende de uma forte articulação entre escola e família, reforçando que o projeto Escola de Pais foi retomado para fortalecer esse vínculo. “Não se trata de ensinar aos pais como educar, mas de unir esforços em torno de um propósito comum. A educação é o maior patrimônio de uma nação e começa com todos nós. Precisamos nos dar as mãos para fazer sempre o melhor pelas nossas crianças, que dependem muito de nós”, destacou.
Fonte: Secom/Pref. de Toledo