Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Escola de Pais promove terceiro encontro de 2025 com foco em inclusão e empatia

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Foto: Wanderson Schumacher/Secom

A Secretaria da Educação (Smed) realizou na terça-feira (12), no Teatro Municipal, o terceiro encontro da Escola de Pais de 2025, com o objetivo de promover uma educação cada vez mais inclusiva, acolhedora e transformadora. A abertura contou com apresentações do Grupo de Danças Folclóricas Integração de Novo Sarandi, do Coro Encantar e da Camerata de Novo Sarandi , composta por 33 coralistas e 10 instrumentistas.

O evento teve a presença do vice-prefeito, Lucio De Marchi, da secretária da Educação, Janice Salvador, e do vereador Professor Oséias. O ponto central da programação foi a palestra “Autismo na visão de um autista”, conduzida por Marcos Petry, comunicador, youtuber e escritor, que compartilhou sua vivência pessoal com o objetivo de ampliar a empatia e a inclusão. A participação da mãe, Arlete Boing Petry, trouxe o relato dos desafios na criação do filho autista, junto do pai, Orlando Petry.

Lucio De Marchi enfatizou a importância da integração entre a escola e os pais, e relembrou que um exemplo dessa integração foram as festas juninas e julinas, realizadas recentemente. “Essa multidão de pais foi muito positiva em todas as atividades. Isso mostra a valorização dos nossos professores e dos servidores da educação. E volto a mencionar a importância dessa integração da entre escola, professores, alunos e pais”, ressaltou Lucio.

Marcos Petry, comunicador, youtuber e escritor. Foto: Wanderson Schumacher/Secom

O vereador Oséias mencionou que recebeu pedidos de pais de alunos, que valorizasse os professores de apoio à diversidade e inclusão, que trabalham diretamente com alunos neurodivergentes. “Recebi um pedido para elogiar e vamos fazer uma moção de aplausos para um professor a pedido do pai. É uma criança autista nível dois”, explicou. Ele destacou que o pai viu a forma que o professor atende o filho, de uma forma “diferente de tudo que eu já vi. É isso que a Escola de Pais vai construindo, uma aproximação com a família, porque não pode ser algo técnico a ponto de ser frio”, acrescentou.

A secretária da Educação, Janice Salvador, afirmou que a educação das crianças e adolescentes depende de uma forte articulação entre escola e família, reforçando que o projeto Escola de Pais foi retomado para fortalecer esse vínculo. “Não se trata de ensinar aos pais como educar, mas de unir esforços em torno de um propósito comum. A educação é o maior patrimônio de uma nação e começa com todos nós. Precisamos nos dar as mãos para fazer sempre o melhor pelas nossas crianças, que dependem muito de nós”, destacou.

Fonte: Secom/Pref. de Toledo

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2808 – 13/02/2026

Cotações em tempo real