Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Encontro de coordenadores da Saúde reforça necessidade da vacinação

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Paraná divulga números da gripe e reforça a prevenção. A vacinação contra a gripe terminou em 31 de maio para o público-alvo da campanha. O saldo de doses está disponível para toda a população a partir de 03/06. A secretaria estadual segue orientação do Ministério da Saúde de atingir 90% de cobertura vacinal. Curitiba, 06/06/2019 - Foto: Geraldo Bubniak/ANPr

A necessidade de reforçar a imunização em todo o Paraná é o foco do encontro que reúne os coordenadores das 22 Regionais de Saúde do Estado. A reunião começou nesta segunda-feira (17) e continua nesta terça, no auditório da 2ª Regional em Curitiba.

“A vacinação é uma das atividades mais importantes da Saúde porque trata da prevenção, da proteção e do cuidado”, disse o secretário da Saúde, Beto Preto. Por isso, segundo ele, é necessário reforçar a importância da imunização. “Carteira de vacinação em dia é sinônimo de saúde e este é o foco deste governo”, disse o secretário ao abrir a reunião.

“Todas as vacinas são importantes, mas além da vacinação contra a gripe que continua no Estado, enquanto houver estoque, vamos intensificar a imunização contra a febre amarela. E em agosto, junto com uma ação nacional, faremos a atualização da caderneta de vacinação”, informou o secretário.

PROGRAMAÇÃO – Durante o encontro, os coordenadores discutem temas ligados ao Programa Estadual de Imunização, como a atualização das ações, Calendário Vacinal 2019, os eventos adversos que podem ocorrer depois da vacinação, sistema de informação e análise de cobertura vacinal.

[bsa_pro_ad_space id=7]

A coordenadora da Divisão de Vigilância do Programa de Imunização da Secretaria da Saúde, Vera Rita da Maia, explicou que existe uma queda na cobertura vacinal em todo o Brasil. “Infelizmente. Entre as principais causas se destacam as informações inverídicas que circulam nas redes sociais questionando a eficiência da vacina, e que acabam afetando o trabalho da imunização”, disse.

EXEMPLO – Segundo ela, a campanha da gripe é um exemplo, já que muita gente ainda não se vacinou em função de boatos. “É fundamental reforçarmos que as vacinas são seguras e que representam proteção. Sempre que intensificamos uma vacina específica é porque realmente existe risco de contaminação na região e a vacina continua sendo a proteção mais segura contra várias doenças. Caderneta de vacinação em dia, em todas as fases da vida, significa mais saúde”, avalia Vera Rita.

CAMPANHA NACIONAL – Na reunião dos coordenadores também estão em discussão as formas para efetivar ainda mais as ações junto aos municípios nos eventos diários de vacinação e nas campanhas. Em agosto, conforme orientação do Ministério da Saúde, será realizada a Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente e a Vacinação contra Sarampo e Febre Amarela.

“As campanhas acontecerão entre os dias 5 e 23, sendo dia 17 de agosto, o dia de mobilização nacional. Vamos atualizar a situação vacinal de crianças de até 9 anos e adolescentes de 10 até 15 anos”, explicou a coordenadora de Vigilância Epidemiológica da secretaria , Acácia Nasr.

Ainda conforme orientação do Ministério da Saúde, o Paraná também vai focar na vacinação contra a febre amarela em virtude da situação epidemiológica atual.

“Contaremos com o apoio dos municípios nesta grande tarefa de imunização, inclusive com busca ativa por aqueles que ainda não receberam a dose da vacina contra a febre amarela”, acrescentou a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde, Maria Goretti David Lopes.

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governoparana e www.pr.gov.br
Fonte: Agência de Notícias do Paraná

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2807 – 29/01/2026

Cotações em tempo real