Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Em Workshop, Núcleo de Gestão de RH discute impactos das mudanças na NR-1 no ambiente de trabalho

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Foto: ACIT

O Núcleo de Gestão de RH, vinculado ao Programa Empreender da ACIT, realizou na última sexta-feira, 25 de abril, no Espaço InovAcit, um workshop com o tema “Alterações na NR-1 e seus impactos no ambiente de trabalho”.

O encontro foi conduzido pelos psicólogos Rodrigo Bonetti, Diretor Executivo da Éclori Desenvolvimento, e Lucas de Lima, Diretor da Harmonia Saúde Mental Consultoria Organizacional — ambos integrantes do Núcleo de Gestão de RH.

A iniciativa faz parte do planejamento estratégico do grupo, que visa promover o compartilhamento de conhecimento entre os participantes, com foco em temas atuais e relevantes para o setor de recursos humanos.

A Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1), que trata das disposições gerais sobre segurança e saúde no trabalho, foi recentemente atualizada e entrará em vigor a partir de 25 de maio de 2025. Entre os principais destaques da atualização estão as novas diretrizes voltadas à saúde mental dos trabalhadores.

Segundo Elisa Matos, coordenadora do Núcleo de Gestão de RH, a atualização representa um importante avanço e também um desafio para os profissionais da área. “Mais do que apenas registros e ações, ela nos convida a olhar com mais profundidade para o que muitas vezes não aparece nos relatórios: o emocional, o psicológico, o que se vive em silêncio dentro do ambiente de trabalho. Cuidar das pessoas não pode ser apenas um discurso, tem que virar rotina, ferramenta, estratégia e a NR-1 vem justamente nos ajudar a estruturar isso com seriedade.”

Durante o workshop, foi reforçada a importância de avaliar e aprimorar os programas de saúde mental existentes; implementar políticas de prevenção e apoio psicológico e promover um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo.

Para o psicólogo Rodrigo Bonetti, a atualização da NR-1 é um marco importante porque traz à tona um tema que, por muito tempo, não foi trabalhado no ambiente organizacional. “O empresário vai precisar reger algumas mudanças, e o colaborador agora tem a oportunidade de estar em um ambiente mais benéfico para se trabalhar. No final das contas, todo mundo ganha.”

Fiscalização adiada

O governo federal anunciou o adiamento por um ano da fiscalização das novas exigências da NR-1 relacionadas à saúde mental. Isso significa que, até maio de 2026, as empresas não serão multadas, mas poderão ser advertidas caso não cumpram as diretrizes — em caráter orientativo.

Fonte: ACIT

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2807 – 29/01/2026

Cotações em tempo real