Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Em Toledo, Ratinho Junior anuncia Eixão do Desenvolvimento que conectará a cidade ao Biopark

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Projeto prevê novo eixo viário com cerca de 8 km de extensão e investimento estimado em R$ 86 milhões para impulsionar o desenvolvimento de Toledo

O governador do Paraná, Ratinho Junior, esteve em Toledo nesta quinta-feira (22) para a inauguração da duplicação da PR-317, rodovia que liga a Avenida Egydio Gerônymo Munaretto. O evento reuniu o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, deputados estaduais, o prefeito de Toledo, Mario Costenaro, além de demais autoridades. Também estiveram presentes o Dr. Luiz Donaduzzi e a Dra. Carmen Donaduzzi.

Durante a solenidade, o governador anunciou as obras do Eixão do Desenvolvimento, um eixo viário que ligará a BR-163, na altura da confluência com a Avenida Barão do Rio Branco, até a região do Biopark. O projeto prevê a implantação de uma via com aproximadamente 8 quilômetros de extensão e 30 metros de largura de caixa (calçada a calçada). O investimento estimado é de R$ 86 milhões.

Em sua fala, Ratinho Junior destacou a importância do projeto para o desenvolvimento de Toledo, ressaltando a trajetória do casal Donaduzzi e a contribuição histórica para o crescimento econômico do município. O governador relembrou um diálogo com o Dr. Luiz sobre a necessidade de ampliar os investimentos do grupo Prati-Donaduzzi e a importância de um novo acesso viário para viabilizar essa expansão. “Eu me lembro que, há um tempo, o seu Luiz falou comigo que queria investir mais, ampliar a Prati-Donaduzzi, e para ele fazer isso no Biopark precisava de um novo acesso, um novo eixo de desenvolvimento da cidade, que agora apelidamos de ‘Eixão’. Eu disse que, se o setor privado doasse o projeto para o Estado, eu garantiria o dinheiro para o investimento. Estamos aqui garantindo o recurso e repassando à prefeitura para executar essa obra, que vai ser fantástica”, afirmou o governador, ao agradecer ao casal Donaduzzi “que acreditaram em Toledo e no povo paranaense”.

Já em seu pronunciamento, o prefeito de Toledo, Mario Costenaro ressaltou que a infraestrutura do Eixão será decisiva para o desenvolvimento integral do município. “Obras viárias fortalecem a competitividade e melhoram a integração urbana. E essa integração direta com o Biopark é essencial para criar uma conexão ainda mais ágil com esse ecossistema de inovação que leva o nome de Toledo para todo o Brasil”, reforça Costenaro.

Para o Dr. Luiz Donaduzzi, a obra representa um avanço no planejamento de longo prazo do município. “Essa conversa com o governador nasceu da necessidade real de planejar o crescimento de Toledo de forma estruturada. Quando pensamos na expansão da Prati-Donaduzzi e no desenvolvimento do Biopark, sabíamos que isso só seria possível com investimentos em infraestrutura. O Eixão do Desenvolvimento prepara a cidade para o futuro, gera oportunidades e fortalece todo o ecossistema produtivo”, destacou.

O vice-presidente do Biopark, Paulo Rocha, comenta que o anúncio representa um avanço importante para o desenvolvimento regional. “O Eixão do Desenvolvimento é uma obra estruturante, que cria as condições necessárias para o crescimento planejado de Toledo. O Biopark tem a capacidade de se articular com agentes públicos, como o Governo do Estado e a prefeitura municipal, justamente para viabilizar projetos que sustentem a expansão, atraiam novos investimentos e fortaleçam todo o ecossistema de inovação da região”, destacou.

O Eixão do Desenvolvimento é considerado estratégico para a estruturação de um plano sólido de crescimento urbano e logístico, capaz de sustentar investimentos de grande porte. Um exemplo disso é a Prati-Donaduzzi, que, com a implantação do novo eixo viário, viabiliza sua expansão por meio do Centro de Distribuição instalado junto ao Biopark, fortalecendo a logística e os planos de crescimento do grupo. Isso é reforçado pelo CEO da indústria farmacêutica Prati-Donaduzzi, Eder Fernando Maffissoni, “o ‘Eixão’ é fundamental para dar suporte à nossa operação logística e aos planos de expansão. Com o perímetro atual 100% ocupado, esse investimento em infraestrutura garante eficiência, segurança e condições para que a Prati-Donaduzzi continue crescendo de forma sustentável em Toledo”, afirmou.

Fonte: Gleisson Felizatti/Assessoria de Imprensa Biopark

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2808 – 13/02/2026

Cotações em tempo real