Projeto prevê novo eixo viário com cerca de 8 km de extensão e investimento estimado em R$ 86 milhões para impulsionar o desenvolvimento de Toledo
O governador do Paraná, Ratinho Junior, esteve em Toledo nesta quinta-feira (22) para a inauguração da duplicação da PR-317, rodovia que liga a Avenida Egydio Gerônymo Munaretto. O evento reuniu o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, deputados estaduais, o prefeito de Toledo, Mario Costenaro, além de demais autoridades. Também estiveram presentes o Dr. Luiz Donaduzzi e a Dra. Carmen Donaduzzi.
Durante a solenidade, o governador anunciou as obras do Eixão do Desenvolvimento, um eixo viário que ligará a BR-163, na altura da confluência com a Avenida Barão do Rio Branco, até a região do Biopark. O projeto prevê a implantação de uma via com aproximadamente 8 quilômetros de extensão e 30 metros de largura de caixa (calçada a calçada). O investimento estimado é de R$ 86 milhões.
Em sua fala, Ratinho Junior destacou a importância do projeto para o desenvolvimento de Toledo, ressaltando a trajetória do casal Donaduzzi e a contribuição histórica para o crescimento econômico do município. O governador relembrou um diálogo com o Dr. Luiz sobre a necessidade de ampliar os investimentos do grupo Prati-Donaduzzi e a importância de um novo acesso viário para viabilizar essa expansão. “Eu me lembro que, há um tempo, o seu Luiz falou comigo que queria investir mais, ampliar a Prati-Donaduzzi, e para ele fazer isso no Biopark precisava de um novo acesso, um novo eixo de desenvolvimento da cidade, que agora apelidamos de ‘Eixão’. Eu disse que, se o setor privado doasse o projeto para o Estado, eu garantiria o dinheiro para o investimento. Estamos aqui garantindo o recurso e repassando à prefeitura para executar essa obra, que vai ser fantástica”, afirmou o governador, ao agradecer ao casal Donaduzzi “que acreditaram em Toledo e no povo paranaense”.
Já em seu pronunciamento, o prefeito de Toledo, Mario Costenaro ressaltou que a infraestrutura do Eixão será decisiva para o desenvolvimento integral do município. “Obras viárias fortalecem a competitividade e melhoram a integração urbana. E essa integração direta com o Biopark é essencial para criar uma conexão ainda mais ágil com esse ecossistema de inovação que leva o nome de Toledo para todo o Brasil”, reforça Costenaro.
Para o Dr. Luiz Donaduzzi, a obra representa um avanço no planejamento de longo prazo do município. “Essa conversa com o governador nasceu da necessidade real de planejar o crescimento de Toledo de forma estruturada. Quando pensamos na expansão da Prati-Donaduzzi e no desenvolvimento do Biopark, sabíamos que isso só seria possível com investimentos em infraestrutura. O Eixão do Desenvolvimento prepara a cidade para o futuro, gera oportunidades e fortalece todo o ecossistema produtivo”, destacou.
O vice-presidente do Biopark, Paulo Rocha, comenta que o anúncio representa um avanço importante para o desenvolvimento regional. “O Eixão do Desenvolvimento é uma obra estruturante, que cria as condições necessárias para o crescimento planejado de Toledo. O Biopark tem a capacidade de se articular com agentes públicos, como o Governo do Estado e a prefeitura municipal, justamente para viabilizar projetos que sustentem a expansão, atraiam novos investimentos e fortaleçam todo o ecossistema de inovação da região”, destacou.
O Eixão do Desenvolvimento é considerado estratégico para a estruturação de um plano sólido de crescimento urbano e logístico, capaz de sustentar investimentos de grande porte. Um exemplo disso é a Prati-Donaduzzi, que, com a implantação do novo eixo viário, viabiliza sua expansão por meio do Centro de Distribuição instalado junto ao Biopark, fortalecendo a logística e os planos de crescimento do grupo. Isso é reforçado pelo CEO da indústria farmacêutica Prati-Donaduzzi, Eder Fernando Maffissoni, “o ‘Eixão’ é fundamental para dar suporte à nossa operação logística e aos planos de expansão. Com o perímetro atual 100% ocupado, esse investimento em infraestrutura garante eficiência, segurança e condições para que a Prati-Donaduzzi continue crescendo de forma sustentável em Toledo”, afirmou.
Fonte: Gleisson Felizatti/Assessoria de Imprensa Biopark





