Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Em Toledo, agentes de combate às endemias e guardas municipais entram em imóvel denunciado por vizinhos

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Os agentes de combate às endemias (ACEs), com o apoio da Guarda Municipal realizaram, nesta quinta-feira (22), a vistoria de um imóvel a partir da denúncia de vizinhos. Não havia a presença de moradores no local, obrigando os servidores municipais a entrarem na residência sem autorização prévia, possível a partir da publicação do Decreto Nº 1073/2024 realizada na sexta-feira (16). No local foram encontrados três focos de infestação e foi o 12º terreno nesta situação averiguado pela Secretaria de Saúde. A ação foi acompanhada pela secretária de Saúde, Gabriela Kucharski.

Conforme a coordenadora do Setor de Controle às Endemias, Lilian Konig, são mais de 100 denúncias com situações semelhantes. “As pessoas pensam que os focos estão nos terrenos baldios, mas essa não é uma realidade, porque nossos agentes conseguem entrar e observar se tem algo errado. Os maiores problemas estão onde o pessoal não consegue entrar para vistoriar”. Lilian ressaltou que a entrada sem autorização nos imóveis só acontece após serem esgotadas as tentativas com os proprietários ou locatários.

Foto: Fabio Ulsenheimer

Sobre a residência onde ocorreu a operação pela manhã, a denúncia partiu dos vizinhos. “Encontramos muito mato, criadouros e o proprietário será notificado. O que nos foi informado é de que a casa pertence a uma pessoa que não reside em Toledo e quem se abrigava no local não tinha permissão para utilizar o imóvel”, explicou Lilian, acrescentando que a necessidade de limpeza do terreno será reportada à Secretaria do Meio Ambiente (SMA) para providências previstas na legislação.

Neste momento Toledo já ultrapassa a marca dos 720 casos de dengue, número que deve aumentar até a divulgação do boletim epidemiológico nesta sexta-feira (23). O aumento exponencial de casos tem lotado as unidades de urgência e emergência do município e fez com a Secretaria de Saúde optasse por uma unidade sentinela. A Secretaria de Recursos Humanos (SRH) publicou o edital do Processo Seletivo Simplificado (PSS) para contratação de profissionais de saúde e já organiza a Unidade Básica de Saúde da Vila Paulista, que passou por reformas, para ser a nova referência para pacientes sintomáticos de dengue.

Foto: Fabio Ulsenheimer

Fonte: Decom/Pref. de Toledo

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2809 – 18/02/2026

Cotações em tempo real