Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Em primeiro turno, vereadores aprovam a inserção de três datas no Calendário Oficial

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Foto: Michelly Domiciano

Na tarde desta segunda-feira (29), a Câmara de Toledo votou três projetos que pretendem instituir datas no Calendário Oficial. As proposições analisadas em primeiro turno na 33ª Sessão Ordinária foram aprovadas por unanimidade entre os presentes.

Primeiro texto discutido na Ordem do Dia, o Projeto de Lei n° 125/2025 pretende instituir e inserir no Calendário Oficial do Município de Toledo “o Dia da Prenda Tradicionalista da Cultura Gaúcha-Paranaense”. A proposta foi elaborada pelos vereadores Ricardo Santos (Republicanos) e Odir Zoia (PP). Os parlamentares escolheram o dia 30 de agosto (efeméride do nascimento de Anita Garibaldi) para a realização anual do evento. Segundo a justificativa, “A prenda tradicionalista, no contexto da cultura gaúcha e de sua expressão no Paraná, representa a mulher que valoriza as tradições, preserva a identidade cultural, participa ativamente da vida comunitária e promove, por meio da dança, do conhecimento e da história, a valorização dos costumes do povo sulista”.

No âmbito esportivo, os vereadores Marcos Zanetti (Cidadania) e Ricardo Santos (Republicanos) propuseram a inclusão do “Campeonato do Comércio do Jardim Panorama no Calendário Oficial“, através do Projeto de Lei n° 137/2025. A realização do campeonato de futebol suíço será entre o primeiro fim de semana de fevereiro e a primeira semana de julho, com a possibilidade de ajustes pela organização. O torneio é realizado pela Associação de Moradores e Amigos do Jardim Panorama (AMAP) desde 1995.

O último projeto votado pretende inserir a Semana do Artesanato no Calendário Oficial (Projeto de Lei n° 157/2025). Autor da matéria, o vereador Chumbinho Silva (PP) visa “estabelecer mecanismos que possibilitem ao artesão ter acesso a um espaço público para divulgação da sua arte, como forma de promover o desenvolvimento social e econômico”. A data escolhida para promoção do evento coincide com o Dia Nacional do Artesão – 19 de março.

Antes da votação e aprovação em Plenário, os três projetos foram debatidos pela comunidade em audiência pública, no dia 22 de setembro.

24ª Sessão Suplementar

Os projetos aprovados serão novamente votados amanhã (30), na 24ª Sessão Suplementar. Confira a pauta: https://toledo.votacaoeletronica.inf.br/view.ordemdodia.php?id=6815

Hino Nacional

Na abertura dos trabalhos, o Hino Nacional foi interpretado pelo acordeonista Heitor Daleaste Simonato. O músico de 17 anos alcançou o vice-campeonato paranaense de acordeon na Fepart, em duas ocasiões consecutivas (2022 e 2023); o terceiro lugar no Campeonato Paranaense de Acordeon (2024); e a terceira colocação no Campeonato Nacional de Acordeon da Fenart (2023). Confira a apresentação. 

Coordenador CIHDOTT: Itamar Weiwanko. Foto: Michelly Domiciano

Moção de Aplausos e Tribuna Livre

O Dia Nacional de Doação de Órgãos é celebrado no dia 27 de setembro. A Câmara de Toledo ressaltou a importância da conscientização e da divulgação. Na Moção de Aplausos entregue antes da 33ª Sessão Ordinária, o vereador Jairo Cerbarro homenageou a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) pelos serviços prestados à 20ª Regional de Saúde do Paraná. O parlamentar destacou que “o trabalho realizado vai muito além dos procedimentos técnicos, representando um verdadeiro ato de amor ao próximo, pois cada órgão e tecido doado significa a continuidade da vida, a renovação da esperança e a valorização da dignidade humana”.

Em Tribuna Livre, a Associação Beneficente de Saúde do Oeste do Paraná (HOESP), mantenedora do Hospital Bom Jesus, solicitou o espaço para reforçar o mesmo assunto. Segundo dados da Central Estadual de Transplantes, o Paraná possui uma fila de mais de 4.600 pessoas à espera de órgãos no sistema. Com uma camisa com a estampa “Doação de Órgãos. Fale sobre isso”, Itamar Weiwanko. falou em nome da entidade. O representante detalhou os trabalhos realizados pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante e alertou para o aumento de mortes por causas oncológicas, segunda maior causa de morte no Brasil em 2024.

Fonte: Departamento de Comunicação/Câmara de Vereadores

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2793 – 25/09/2025

Cotações em tempo real