Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Em Cascavel, futebol e superação marcam mais uma edição do Torneio da Abstinência

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Foto: Divulgação

Ação faz parte da Semana Municipal de Prevenção, Conscientização e Combate ao Uso de Drogas

A Prefeitura, por meio da Secretaria Especializada de Cidadania, da Proteção à Mulher e Políticas Sobre Drogas (Sesd) realizou, nesta quarta-feira (26), a sétima edição do Torneio da Abstinência, que reuniu cerca de 60 pessoas para disputar o campeonato de futebol suíço. A ação faz parte da Semana Municipal de Prevenção, Conscientização e Combate ao Uso de Drogas. 

Representando a equipe da Sesd, o metalúrgico Elton Pereira Alves, que já passou pelo acolhimento, entrou em campo na posição de pivô. “Eu quero que a minha vida seja um exemplo para aqueles que ainda não conseguiram deixar os vícios. Participo desde a primeira edição do Torneio, já como ex-acolhido, para mostrar a eles que com força de vontade e um acolhimento a gente consegue vencer”. 

Realizado em parceria com a Secretaria de Esportes e Lazer, o torneio busca fortalecer o processo de reinserção social de quem está em tratamento. Para o secretário da Sesd, Marcelo Silva, o evento vai além do campo. “É um momento de valorização para as pessoas que estão em tratamento químico, uma oportunidade de reinserção”. 

Foto: Divulgação

Ao todo, oito equipes participaram do torneio, representando as instituições Molivi, Prover, Renascer, Cevavi, Sesd e Sim Paraná. Além da equipe campeã, também foram premiados o jogador destaque, o goleiro destaque, o artilheiro e o melhor zagueiro da competição. O Torneio da Abstinência é realizado duas vezes ao ano como forma de incentivar a prática esportiva entre os acolhidos.

O orientador técnico esportivo da Secretaria de Esportes, Ezequiel Lima, destacou o papel do esporte na transformação de vidas. “O esporte, a gente sabe, faz a diferença na vida de todo cidadão e tem uma importância muito grande quando a gente fala de pessoas que estão passando por um processo de reabilitação, que estão buscando sair dessa situação. Nós, enquanto Secretaria de Esportes, acreditamos que a ferramenta do esporte, em qualquer modalidade, é muito importante para auxiliar nesse processo da dependência química, seja por droga ou por álcool. Vale também ressaltar a questão da coletividade, das regras que o esporte traz e que isso também precisa ser trabalhado na vida desses acolhidos”.

O lateral-direito Iago Costa também marcou um gol importante fora de campo: venceu a batalha contra os vícios. Depois de passar por unidades terapêuticas, ele voltou ao torneio representando a Sesd. “Meu filho vai chegar. E este amor me deu força. Estou aqui para mostrar um pouco da minha luta e também dizer que a gente consegue. O torneio serve para rever amigos, fazer novas amizades e também testemunhar a mudança de vida”.

Fonte: Secom/Pref. de Toledo

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2787 – 08/07/2025

Cotações em tempo real