Assembleia foi realizada no SeToledo com a presença de enfermeiros e vereadores. Foto: arquivo pessoal

Por Marcos Antonio Santos

Os enfermeiros realizaram uma assembleia na noite dessa quarta-feira, 14, na sede do SerToledo. A assembleia teve o objetivo de pedir o apoio dos vereadores e vereadoras do município de Toledo em relação a implantação do piso da enfermagem para os servidores e servidoras do serviço público de Toledo. Na assembleia, os enfermeiros presentes deliberaram por realizar visitas aos vereadores e ao prefeito Beto Lunitti, para a implantação do piso da categoria.

O enfermeiro, professor e coordenador das mobilizações de enfermagem em relação ao piso salarial, Alex Sandro Pires disse que na assembleia, representou a categoria e apresentou uma linha do tempo dessa caminhada da enfermagem. “Estamos nessa luta desde o ano passado, sem contar três anos de discussão dessa lei, que foi aprovada no último dia 15 de maio, e novamente retirado o veto do STF, e desde essa data a lei está valendo. Todos os prefeitos do Brasil devem colocar em prática a lei do piso da enfermagem. Pedimos o apoio aos quatro vereadores presentes na assembleia, e que eles conversem com outros vereadores. Chumbinho Silva, Jozimar Polasso, Roberto de Souza e Oseas Soares levaram essa pauta para os outros vereadores”, diz.

Alex Pires disse que assembleia foi muito positiva. Foto: arquivo pessoal

Para Alex, o município de Toledo tem a chance de valorizar a classe de enfermagem com a provação da lei. “No entanto, o munícipio, segue omisso, por isso chamamos os vereadores e a categoria da enfermagem para que o legislativo apoie e entenda os anseios dos enfermeiros. E agora, aguardamos um posicionamento do prefeito para a implantação do piso da categoria em Toledo, juntamente com o reenquadramento das remunerações, na Classe A, onde tem todas as progressões iniciais dos profissionais. O prefeito, até hoje, não se pronunciou, por isso realizamos essa assembleia. É a enfermagem quem rege, coordena e operacionaliza praticamente todos os ambientes de saúde do município de Toledo. Esperamos que o representante do executivo tenha um bom senso, humanismo e que ele coloque em prática a lei do piso da enfermagem”.

Segundo Alex, a assembleia foi positiva com a participação de mais de 60 profissionais de enfermagem. Ele disse que quase 400 pessoas assinaram uma lista pedindo para o prefeito se posicionar e que pague o piso da categoria da maneira correta.

Alex enfatiza ainda, que os vereadores presentes na assembleia, assinaram um termo de compromisso dando apoio a categoria para a implantação do piso salarial e também do reenquadramento. “Deliberamos também na assembleia que iremos de gabinete em gabinete dos vereadores, com alguns representantes da categoria para pedir o apoio e assinatura do termo. Esperamos que os outros 15 vereadores tenham a complacência de apoiar os servidores públicos de enfermagem”, diz.

SerToledo está apoiando a categoria de enfermagem. Foto: arquivo pessoal

SERTOLEDO – A secretária de Comunicação do SerToledo, Suelin Schultz disse que todos os vereadores foram convidados para comparecer a assembleia e assinar o termo de compromisso com os servidores da enfermagem. “Apenas quatro compareceram, a vereadora Olinda Fioretin não compareceu, mas se justificou, e já demostrou seu apoio aos enfermeiros e disse que vai assinar o termo. O SerToledo organizou uma documentação e explicamos a lei do piso e de que maneira esperamos a implantação da tabela, tanto para o técnico, auxiliar e enfermeiro”, explica.

“Deliberamos que além de um grupo de 20 pessoas, que juntamente com os dirigentes sindicais estarão visitando os vereadores na Câmara, também vamos solicitar uma reunião com o prefeito Beto Lunitti para que possamos ter um diálogo com ele, e saber o motivo que os enfermeiros não foram ouvidos, visto que a lei federal já está valendo, e por que o município ainda não implantou.   Já vimos em algumas situações em que não estão cumprindo a forma correta e esperamos que me Toledo se cumpra da forma que nós aposentamos na documentação”, finaliza.