Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

EducaTrânsito reconhece crianças autoras de desenhos que farão parte do calendário 2026

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Foto: Carlos Rodrigues/Secom

O Auditório Acary Oliveira, anexo ao Paço Municipal Alcides Donin, foi palco, nesta quinta-feira (18), de uma manhã especial para 36 estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de Toledo (confira a lista com os nomes no fim da matéria). Elas foram reconhecidas por terem desenhos de sua autoria selecionados pelo EducaTrânsito para ilustrar o calendário 2026 do programa, que é fruto de parceria entre a Secretaria Municipal da Educação (Smed) e a Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (SMST). 

As crianças, acompanhadas por pais e professores, foram recebidas por autoridades municipais, que entregaram a elas certificados e um kit personalizado com boné, estojo, chaveiro e cordão de crachá do EducaTrânsito. Os trabalhos selecionados vão compor as páginas de três modelos diferentes de calendário, que deverão ser produzidos até o fim do ano, com cada mês estampado por uma das criações.

Ao todo, cerca de 1.700 alunos que participam da iniciativa puderam inscrever trabalhos que expressam as lições de segurança no trânsito que aprenderam durante o ano. Cada escola municipal teve um representante escolhido, em processo que envolveu não apenas critérios estéticos, mas também a capacidade das ilustrações traduzirem os aprendizados obtidos ao longo do ano letivo. “Nem sempre o desenho mais bonito foi selecionado, mas, sim, aquele mais criativo e que melhor expressasse o que a criança aprendeu sobre o trânsito em sala de aula”, explica o coordenador do EducaTrânsito, Rafael Fonseca. “O principal legado que esperamos deixar para estas crianças é que elas desenvolvam comportamentos seguros e tenham consciência de como agir no trânsito para evitar acidentes”, acrescenta.

Autoridades – O evento contou com a presença de intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e de um número expressivo de profissionais da imprensa. A mesa de honra foi composta pelo prefeito Mario Costenaro, pelo vice-prefeito Lucio De Marchi, pelos vereadores Gabriel Baierle (presidente da Câmara), Bruno Radunz e Chumbinho Silva (líder do Governo na Câmara), além da secretária da Educação, Janice Salvador, e do secretário de Segurança e Trânsito, Rogério de Lima.

Em sua fala, o prefeito Mario Costenaro ressaltou a importância da integração entre secretarias e instituições para o êxito de iniciativas como o EducaTrânsito, lembrando que o projeto envolve escola, família, Câmara de Vereadores, prefeitura e a própria comunidade. “As ações na administração pública precisam ser convergentes e integradas, porque todos nós fazemos parte de um mesmo sistema”, destaca. 

Ao discorrer sobre os desenhos selecionados, ele falou na condição de arquiteto e de alguém que aprecia o ato de desenhar, destacando que as ilustrações infantis trazem significados que vão além da criatividade: representam o amor à vida e a responsabilidade no trânsito. “Somos nós, na verdade, que estamos recebendo um prêmio das crianças, com a sabedoria, a criatividade e tudo aquilo que elas têm para nos ensinar”, salienta.

Foto: Carlos Rodrigues/Secom

O vice-prefeito Lucio de Marchi enalteceu a contribuição do EducaTrânsito ao longo da última década, destacando que o programa cumpre papel essencial na construção de um trânsito mais seguro. “Criatividade é enxergar o que nem todo mundo vê e pensar o que ninguém pensou. Por isso, parabenizo não apenas as crianças, mas também pais, professores, diretores e coordenadores envolvidos no processo”, cumprimenta. “Só com esse trabalho educativo será possível um trânsito mais seguro no futuro, com índices menores de acidentes de trânsito”, observa.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Gabriel Baierle, ressaltou que o EducaTrânsito consolidou-se em Toledo como referência estadual e nacional ao longo de seus 10 anos de existência, resultado da parceria bem-sucedida entre as secretarias da Educação e de Segurança e Trânsito. “É um programa que cria pequenos agentes de trânsito, que fiscalizam os adultos no dia a dia e cobram atitudes corretas, como usar o cinto, respeitar a faixa de pedestres e parar no sinal vermelho”, exemplifica. “Trata-se de uma ação educativa que vai além do imediato, com efeitos duradouros na formação de cidadãos conscientes e na construção de um trânsito mais seguro para toda a comunidade”, comenta.

O vereador Chumbinho Silva destacou a importância de formar novas gerações conscientes para transformar a realidade do trânsito, lembrando que a educação começa no ambiente familiar e se estende à sociedade. “Talvez nós vamos levar uma ou duas gerações para mudar a concepção do trânsito, e essa geração que vem, que faz desenhos e participa, é a geração que pode mudar essa realidade”, sublinha o líder do Governo na Câmara. “Parabéns aos atores envolvidos neste programa e contem sempre com a Câmara para apoiar iniciativas como esta”, assegura.

O secretário de Segurança e Trânsito, Rogério de Lima, enalteceu o impacto positivo do EducaTrânsito ao longo de sua trajetória e ressaltou o simbolismo da homenagem às crianças. “Hoje nós estamos realizando este reconhecimento às crianças que tiveram seus desenhos selecionados para compor o calendário do ano de 2026 do EducaTrânsito, um programa que tem desenvolvido um trabalho relevante, chegando, em 10 anos de atividades, a 17 mil estudantes de Toledo”, informa. “O reflexo desse esforço já começa a ser percebido na formação de condutores mais conscientes, capazes de transformar o trânsito local e também os espaços por onde passarem”, avalia.

A secretária da Educação, Janice Salvador, destacou o papel do EducaTrânsito como parte integrante das atividades pedagógicas do município e o impacto das ações educativas na formação das crianças e de suas famílias. “Este programa compõe um conjunto das atividades realizadas e que efetivamente traz contribuições para a educação das nossas crianças”, pontua. “Iniciativas como essa fazem com que princípios aprendidos na escola se espalhem para a família e a comunidade. A partir destes desenhos, vocês ensinam outras crianças também, e é nesse movimento que fazemos as boas ideias e as boas práticas crescerem e se fortalecerem”, analisa.

Foto: Carlos Rodrigues/Secom

Fazendo a diferença – O EducaTrânsito, em funcionamento há uma década, já formou aproximadamente 17 mil alunos. O projeto baseia-se em três situações do cotidiano infantil: como pedestres, passageiros e ciclistas. Dessa forma, busca estimular a incorporação de hábitos seguros que protegem as crianças de riscos, ao mesmo tempo em que influenciam os adultos a adotarem comportamentos semelhantes no trânsito.

Um exemplo desta mudança é o de Thayla Sofia Soares de Jesus, representante da Escola Tancredo Neves no calendário 2026 do Educatrânsito, que celebrou a experiência de participar do programa e de ter seu desenho selecionado. “Nestas atividades aprendi muitas coisas legais: tem que colocar cinto antes de sair com o carro, tem que tomar cuidado com os sinais, com as faixas de pedestres”, descreve.

A professora de Thayla, Débora da Silva Mandotti, destaca a evolução dos alunos ao longo do ano e a forma como eles passaram a aplicar os ensinamentos do EducaTrânsito em sua rotina e na orientação de familiares. “Os alunos estão se policiando em relação a certas atitudes, orientando os colegas e os próprios familiares sobre os cuidados no trânsito”, relata.

A diretora da Escola Tancredo Neves, Liege Aparecida Martim, enfatizou o impacto do programa tanto nas crianças quanto nas famílias da comunidade da Boa Esperança, ressaltando os efeitos educativos e cidadania. “Esse trabalho conscientiza as crianças sobre os cuidados para circular em segurança, seja na condição de pedestre, passageiro ou ciclista”, define.

Semana Nacional de Trânsito – A homenagem às crianças marcou também o início das atividades da Semana Nacional de Trânsito 2025, que neste ano tem como lema “Desacelere. Seu bem maior é a vida”. A programação segue nesta sexta-feira (19), no Colégio da Fundação Educacional de Toledo (Funet), com o circuito de bike, espaço em que os alunos vivenciam situações simuladas de trânsito pedalando suas próprias bicicletas e aprendem, na prática, regras de segurança viária.

No sábado (20), a partir das 9h, haverá a campanha “Eu Paro Para Pedestres”, organizada pelo Instituto Pessoas Melhores em parceria com o Rotary Club de Toledo e com suporte da SMST. A ação ocorrerá no cruzamento da Rua Almirante Barroso com o Largo São Vicente de Paulo.

Na segunda-feira (22), às 7h, em frente ao Posto Estradão, na via de acesso ao distrito de São Luiz do Oeste, será promovida, em parceria com a Associação Ciclística de Toledo (ACT), a distribuição de materiais educativos sobre os cuidados que motoristas precisam ter com ciclistas.

A agenda da semana encerra-se com atividades voltadas à educação infantil. Na terça-feira (23), no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Sueli Gruber; na quarta (24), no Colégio La Salle; e na quinta (25), no Colégio Adventista, crianças participarão de palestras adaptadas sobre o uso da faixa de segurança, em dois turnos.

Ganhadores – Os desenhos selecionados, bem como as fotos do evento de reconhecimento, podem ser acessados pelo link https://drive.toledo.pr.gov.br/index.php/s/bQyTim89SMmXqLi. Veja abaixo a lista (em ordem alfabética) com o nome e a escola onde os ganhadores do concurso estão matriculados:

Nome – Escola

  1. Adrian Gabriel Martins Galvão – Antonio Scain
  2. Agatha Vitoria Comarella – Carlos João Treis
  3. Alice Donasolo – Duque de Caxias
  4. Amanda Vanessa Schenkel – Jardim Concórdia
  5. Ana Julia Bezerra da Silva – Santo Antônio
  6. Ana Livia Carniel – São Dimas
  7. Arthur do Nascimento dos Santos – Oswaldo Cruz
  8. Davi Franchesco Andrighe – Norma Belotto Demeneck
  9. Edmar Francisco Alves Bennert – Nossa Senhora das Graças
  10. Eliana Eva Morais Pereira – André Zenere
  11. Estevão Soares Fermiano – Walmir Grande
  12. Francisco Emanuel Ramos – Carlos Friedrich
  13. Heloisa Simões Bolzani – Arsênio Heiss
  14. Irian Eduardo Güllich – São Pedro
  15. Isabela Gerhardt Lazzarini – Orlando Luiz Basei
  16. Isabella Dallo – lvo Welter
  17. lsabella Vitoria Moraes Camargo – Reinaldo Arrosi
  18. João Miguel Rosario de Matos – São Luiz
  19. Julia Braganholo Corassari – Borges de Medeiros
  20. Julia Hadassa de Mello Rodrigues – José Pedro Brum
  21. Lara Manuela Grazel – Princesa Isabel
  22. Luis Andre Kruguer Ortiz – Olivo Beal
  23. Luiz Miguel de Paula – Egon Werner Bercht
  24. Maria Clara de Santana de França – Ari Arcassio Gossler
  25. Maria Eduarda Cortes Ribeiro – Tomé de Souza
  26. Maria Eduarda França Buzolin – Anita Garibaldi
  27. Maria Emanuelly Fernandes Hansen – Waldyr Luiz Becker
  28. Maria Fernanda Breitembach  Fernandes – Amelio Dal Bosco
  29. Mayra Vitoria Venancio Royer – São Francisco de Assis
  30. Mickaela da Silva Mello – Walter Fontana
  31. Natalia Gabriely dos Santos Silva – Henrique Brod
  32. Olivia Vital Delazeri – Shirley Maria Lorandi Saurin
  33. Raissa Eduarda Rorig – Miguel Dewes
  34. Thaila Leticia Storqui – Alberto Santos Dumont
  35. Thayla Sofia Soares de Jesus – Tancredo Neves
  36. Valentina Bento Gatti – Washington Luiz

Foto: Carlos Rodrigues/Secom

Fonte: Secom/Pref. de Toledo

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2798 – 14/11/2025

Cotações em tempo real