Na segunda-feira (20), por volta das 20 horas, um contêiner amarelo para descarte de lixo reciclável foi incendiado na avenida Parigot de Souza esquina com a rua Paraná no Jardim Porto Alegre. Na madrugada do mesmo dia, às 0h46, uma pessoa foi gravada por uma câmera de segurança ateando fogo em um entulho de lixo na via pública em frente a um Auto Center.
No caso do contêiner incendiado, uma equipe da Guarda Municipal, que passava no local, agiu prontamente e retirou um segundo contêiner que estava ao lado das chamas, para evitar que se incendiasse também. Uma equipe do Corpo de Bombeiros se deslocou ao local e apagou o fogo, mas não foi possível recuperar o contêiner amarelo.
Em relação ao incêndio no entulho de lixo, pelas imagens da câmera é possível identificar que, minutos antes, a pessoa carregou lixo de outra residência para o local para então atear fogo. As chamas ficaram próximas ao estabelecimento comercial, o que gerou risco de alastramento para outros locais.
A secretária do Meio Ambiente, Luciana Alves Fogaça, registrou um Boletim de Ocorrência a respeito do ocorrido e ressaltou que o incêndio ao contêiner é um crime passível de sanção pelos órgãos ambientais. “Isso afeta sobremaneira os recursos financeiros disponíveis, pois terá a necessidade de reposição desses equipamentos utilizados para a coleta seletiva, afetando diretamente o munícipe. Solicitamos que ao presenciar qualquer ato de vandalismo, não se omita e denuncie”, destacou Luciana.
Agora, as imagens das câmeras de segurança estão sendo analisadas pela Guarda Municipal, que reforçou o patrulhamento na região na tentativa de identificar e encontrar o suspeito. Segundo a corporação, existe grande possibilidade que os dois incêndios tenham sido cometidos pela mesma pessoa, que poderá ser enquadrada nos crimes de dano ao patrimônio e vandalismo (Art. 163 do Código Penal).
A Prefeitura de Toledo reforça que é crime incendiar ou depredar patrimônio público. Denuncie pelo telefone 156.
Fonte: Decom/Pref. de Toledo