A  Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo criou o Dia Mundial Sem Tabaco nesta sexta-feira, 31 de maio. Estatísticas recentes revelam que, anualmente, morrem em todo o mundo cerca de 5,4 milhões de pessoas por doenças ligadas ao tabagismo.

As mortes mais comuns provenientes do tabaco são os cânceres de pulmão e garganta, além dessas graves enfermidades, produz outras complicações, tais como, queda de cabelo, impotência sexual, dentes e unhas amareladas, problemas respiratórios, redução da expectativa de vida, entre outros.

A coordenadora do CAPS AD, Lauana Voss, explica que atualmente no município de Toledo, através da Secretaria Municipal de Saúde, são realizados grupos para fumantes que desejam cessar o uso. “Os grupos são realizados por profissionais devidamente capacitados entre Técnicos e médicos. Atualmente ocorrem em duas Unidades Básicas de Saúde, do Centro e do Jardim Concórdia, e no CAPS AD com a duração de 4 encontros presenciais”.

Camila Dias Carvalho, é Terapeuta Ocupacional do CAPS AD e também coordenadora dos grupos de tabagistas do município, e ressalta a importância dos grupos. “ Neles são revistos hábitos, por muitas vezes considerados normais e decisivos no processo de deixar de fumar. Os grupos acontecem de forma contínua durante todo o ano”.

Neste momento a 20º Regional de Saúde está proporcionando mais um módulo de capacitação para aqueles profissionais que ainda não a possuem, isso irá abranger a atividade em mais unidades.

Quem tiver interesse em participar, basta ir até a unidade mais próxima de sua residência, que possui a atividade em andamento.

Fonte: Secom/ Pref. de Toledo