Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Desânimo à vista? Pode ser falta de nutrientes

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Foto: divulgação

Cansaço, irritabilidade e falta de foco podem estar falando mais sobre sua nutrição do que sobre sua saúde mental.

Quando pensamos em saúde mental, é comum relacionar bem-estar com terapia, meditação ou exercícios físicos. Mas em alguns casos, sintomas como desânimo, falta de foco ou irritabilidade podem estar ligados a um déficit de vitaminas e minerais essenciais.

A deficiência de vitaminas do complexo B, vitamina D, magnésio e ferro, por exemplo, pode se manifestar como cansaço constante, mau humor ou dificuldade de concentração. Ou seja, aquele “baque” no dia a dia pode não ser só psicológico: pode ser biológico.

Identificar esses sinais pode ser mais fácil do que se imagina. O corpo frequentemente envia alertas sutis: sensação de fadiga mesmo após dormir bem, dificuldade de concentração, irritabilidade frequente, desânimo ou até mudanças de apetite e sono. Estes sintomas, quando persistentes, podem indicar que alguma vitamina ou mineral essencial está em falta. Consultas regulares e exames laboratoriais ajudam a diagnosticar deficiências, garantindo que o tratamento seja direcionado e seguro.

De acordo com o nutrólogo do Hospital São Marcelino Champagnat, Paulo Guimarães, a correção dessas carências começa sempre por uma alimentação equilibrada. Porém, em alguns casos, pode ser necessário utilizar complexos vitamínicos ou minerais, por via oral ou injetável, conforme indicação médica. Essas suplementações, quando bem indicadas, ajudam a restaurar o metabolismo energético; melhorar a função cognitiva; e contribuir para o equilíbrio emocional.

“Nosso organismo depende de vitaminas e minerais para produzir energia nas mitocôndrias (as “usinas de energia” das células) e também para fabricar neurotransmissores, substâncias como serotonina e dopamina, fundamentais para o equilíbrio do humor.

Quando há deficiência de nutrientes, essas reações bioquímicas ficam comprometidas” afirma Paulo.

Manter as vitaminas em dia vai além de uma alimentação equilibrada. Praticar mindfulness durante as refeições, prestando atenção aos sabores, cores e texturas dos alimentos, ajuda a melhorar a digestão e potencializa a absorção de nutrientes. Complementar isso com hábitos diários simples, como se expor ao sol por 15 a 20 minutos nas primeiras horas da manhã, manter uma rotina de sono consistente, dormindo cedo, fortalece o metabolismo e o equilíbrio hormonal, fundamentais para a saúde mental. Pequenas mudanças na rotina, como variar combinações de alimentos, podem fazer diferença de forma prática. Consultas regulares com nutricionistas e exames laboratoriais continuam sendo essenciais para identificar deficiências específicas e orientar suplementações seguras e eficazes.

Investir na saúde mental é um cuidado diário que envolve corpo, mente e escolhas conscientes. Antes de concluir que aquele desânimo constante é causado por fator x ou y, vale olhar para os sinais físicos e procurar por um médico, pois seu corpo pode estar pedindo por vitaminas.

Fonte: Prati-Donaduzzi

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2788 – 30/07/2025

Cotações em tempo real