Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Deputados paranaenses aprovam Campanha de Incentivo ao Empreendedor Rural

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Projeto de lei 331/2022 visa promover a produção agrícola e melhorar a qualidade de vida no campo e foi um dos itens na pauta da sessão plenária desta segunda-feira (18)

Como forma de promover a produção agrícola e melhorar a qualidade de vida no campo, os parlamentares aprovaram a criação da Campanha de Incentivo ao Empreendedor Rural no Estado do Paraná. O projeto de lei 331/2022 foi votado em primeiro turno, na sessão plenária desta segunda-feira (18) da Assembleia Legislativa do Paraná. A iniciativa será realizada, anualmente, na semana que compreender o dia 28 de julho, Dia do Agricultor.

“A campanha tem como objetivo capacitar o empreendedor rural, visando a gestão mais eficiente de seu empreendimento. Também busca difundir tecnologias e inovações voltadas ao agronegócio, potencializar a produção agrícola e melhorar a qualidade de vida no campo. Assim, estaremos promovendo o desenvolvimento rural e fortalecendo ainda mais a agricultura que é uma das principais atividades econômicas do nosso Estado”, defende o autor, deputado Marcel Micheletto (PL).

O projeto visa integrar políticas agrícolas, ambientais, educacionais, de assistência técnica e de extensão rural; ampliar o conhecimento sobre desenvolvimento rural sustentável, práticas agrícolas, culturas regionais e locais, políticas públicas para a agricultura familiar, organização e gestão social.

“O Poder Executivo poderá unir forças através de uma Parceria Público Privada (PPP) com o cooperativismo agroindustrial, tendo em vista o direcionamento de recursos para Assistência Técnica, Educacional e Social de maneira a atender as necessidades de especialização tecnológica e de educação dos cooperados e seus familiares. Esta colaboração acaba sendo benéfica para todos, pois o apoio do setor privado facilita ao Estado a realização de políticas públicas e, em contrapartida, como sugestão o setor privado poderá se beneficiar de uma possível dedução fiscal”, justifica o texto.

Mais projetos

Em segundo turno, os deputados votaram o substitutivo geral ao projeto de lei 526/2023, do deputado Goura (PDT), que institui a Semana Estadual do Brincar e dispõe sobre a política de estímulo ao brincar na infância.

O projeto de lei 1012/2023, de autoria do Poder Executivo, que institui o Código Disciplinar da Polícia Civil do Paraná, recebeu emendas e volta à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). A matéria estabelece princípios, critérios, deveres, vedações, descrição das transgressões disciplinares e respectivas sanções.

E projeto de lei 181/2023, do deputado Batatinha (MDB), institui a Rota de Turismo Rural Circuito do Sol, no município de Nova Aurora e passou em terceira discussão.

Código da Mulher

Segue para a sanção governamental o projeto de lei 625/2023, que cria o Código da Mulher Paranaense. A proposição é da Bancada Feminina da Assembleia, com coautoria de diversos parlamentares. A iniciativa consolida 97 Leis estaduais garantidoras dos direitos das mulheres desde 1990 até 2023. O objetivo foi agrupar o conjunto de normas vigentes que interferem na vida das mulheres, de modo a facilitar o acesso por toda população, organizando as leis pela sua pertinência temática, promovendo ainda, se possível e necessário, uma revisão dos dispositivos sobre os mais diversos assuntos.

Outras quatro iniciativas também passaram por redação final. O projeto de lei 592/2023, do deputado Soldado Adriano José (PP), que institui a campanha estadual permanente de incentivo ao cuidado da saúde mental dos profissionais da Segurança Pública no Estado do Paraná.

E três projetos que concedem o título de utilidade pública. O 855/2023, dos deputados Reichembach (PSD) e Gugu Bueno (PSD), destina o título à Agência de Desenvolvimento Turístico da Região Oeste do Paraná, com sede em Cascavel. O 965/2023, do deputado Reichembach (PSD), atende a Rede Empresarial do Centro Histórico, com sede em Curitiba. E o 1044/2023, do deputado Fabio Oliveira (PODE), beneficia a Associação Lord Riders Moto Clube – Rancho.

Transmissão

Os deputados participam duas sessões plenárias ordinárias nesta terça-feira (19), uma do dia e outra antecipada de quarta (20), devido à realização de mais uma edição da Assembleia Itinerante, desta vez em Telêmaco Borba.

As reuniões terão transmissão ao vivo pela TV Assembleia, a partir das 14h30, por meio do canal 10.2, em TV aberta, e no canal 16, da Claro/NET. O conteúdo também pode ser acessado pelo canal do Youtube do Legislativo.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Alep

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2808 – 13/02/2026

Cotações em tempo real