Foto: Divulgação

Da Redação

O deputado federal Dilceu Sperafico (PP), membro da FPA (Frente Parlamentar da Agropecuária), participou nesta semana do Encontro dos Produtores Brasileiros de Leite, realizado em Brasília.

Com o tema “Importação de Leite e o Prejuízo Social para o Brasil: Desestruturação da cadeia láctea, êxodo rural e desemprego”, o encontro, realizado nesta quarta-feira (16), no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, foi promovido pela Frente Parlamentar em Apoio ao Produtor de Leite (FPPL), um braço da FPA.

O evento contou com o apoio da Associação Brasileira dos Produtores de Leite (ABRALEITE), da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), e reuniu centenas de produtores de leite, sindicatos, associações, cooperativas e demais entidades da pecuária leiteira para alertar o governo federal sobre os atuais problemas que a cadeia de lácteos vem enfrentando, sobretudo o alto volume de importações.

Até hoje, o ano em que o Brasil mais importou lácteos foi 2016, com 1,88 milhão de litros de leite. Em 2023, somente no primeiro semestre, o país já comprou 1,23 milhão de litros, o que indica a possibilidade de o país quebrar o recorde de importações de lácteos. Ao todo, 93% das importações de leite vêm da Argentina e Uruguai, principais alvos dos protestos dos produtores rurais brasileiros. Eles estão diante da pior crise da pecuária nacional de leite, com a importação predatória do produto, principal causa da dramática situação da pecuária leiteira nacional.

Diante da crise, o deputado Dilceu Sperafico está preocupado com os pecuaristas e apoia a busca de resolução para esse problema, que pode vir da imposição de restrições para a importação de lácteos estrangeiros.

Confira a seguir o vídeo publicado pelo parlamentar em seu perfil de uma rede social, ainda na quarta-feira (16), onde ele fala a respeito.