O evento é festivo, e tem por objetivo de homenagear o principal incentivador de corrida de rua da cidade de Toledo: Torao Takada. Foto: Correr Toledo

Por Marcos Antonio Santos

A 11ª edição da Corrida 24 Horas Torao Takada acontecerá neste fim de semana, sábado e domingo, 20 e 21, na pista emborrachada do Horto Florestal, do Parque Ecológico Diva Paim Barth (Lago Municipal), com 1.330 metros de extensão. A largada terá início às 9 horas neste sábado, na Rua Raimundo Leonardi, esquina com Rua Dom Pedro II, 340, encerrando-se às 10 horas deste domingo, no mesmo local.

De acordo com a diretora de Esportes na Natureza e Paradesporto da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Toledo (Smel), a técnica Sandra Schossler, a Corrida Torao Takada neste ano terá 19 corredores que irão fazer 24 horas solo e 25 farão os 100km

Marcelo Henrique Rocha, de Adamantina (SP), estará em Toledo participando pela segunda vez correndo os 100 km solo. “Irei nos 100k, pois estou top 4 do ranking. Com índice para o Mundial na Índia, em dezembro. Vamos tentar confirmar”, afirma Marcelo, que há 40 anos é atleta e começou nas ultramaratonas em 2020.

Ele disse que vem de uma lesão em novembro de 2023 no quadril, mas se recuperou há tempo de encaixar alguns longos de 40 e 50km. “O último teste foi na Maratona de São Paulo, dia 7 de abril, onde fechei com 2:47’19 na 18ª posição geral”.

Segundo Marcelo Rocha, no ano passado foi incrível a experiência de correr 100km em uma pista emborrachada, melhorando muito a recuperação muscular pós-prova. Em 2023, na Corrida Torao Takada, o ultramaratonista foi campeão dos 100km solo com uma marca de 7 horas e 18 segundos.

A atleta Ana Paula Máximo, de Brasília, que esteve na prova do ano passado também confirmou presença para este ano. Ela irá participar das 24 horas solo. “Fiz uma boa preparação junto ao meu treinador, e temos consciência que o objetivo inicial é sempre concluir a prova, e, dentro das possibilidades, procurar melhorar o tempo conquistado no ano passado.  Sabemos dos desafios que é correr uma ultramaratona, por isso devemos sempre encará-la com muito respeito e sabedoria. Outro ponto a se destacar é a satisfação de participar de um evento esportivo que engloba a comunidade de Toledo, buscando incentivar outras pessoas a praticar atividade física. Faremos uma grande festa”, enfatiza Ana Paula.

Ana Paula irá participar das 24 horas solo. Foto: arquivo pessoal

78 EQUIPES – A corrida deste ano alcançou o limite proposto, com 78 equipes ou 2.000 atletas, 400 crianças e 44 corredores solos (24 Horas e 100km). “Contamos com atletas de Cascavel, Toledo, Santa Tereza d’Oeste, Santa Helena, Umuarama, Marechal Cândido Rondon, Iporã, Maringá, Curitiba, e de outros Estados como Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Distrito Federal entre outros”, menciona Sandra Schossler.

Ela disse que o evento começa a ser organizado pelo menos um ano antes. “A prova da maneira que se atingiu atualmente tem que se antecipar bem porque neste ano teve um crescimento de 30% em comparação com 2023.  Temos a equipe que está envolvida na logística, além dos associados da Correr Toledo, e somos em 55 pessoas, contamos ainda com os acadêmicos de Educação Física, do Curso de Fisioterapia da Unipar e os familiares. Fechamos praticamente 300 pessoas no atendimento da prova”.  

ESTRUTURA – Foram montadas aproximadamente 100 tendas, com tamanhos de 5m x 5m cada, todas com iluminação, para abrigo e conforto dos atletas. “São 86 tendas locadas para as equipes. A cada ano vai aumentando, o pessoal que tinha uma equipe, hoje tem duas, três e até quatro. E vamos ter muita gente nova participando neste ano”, relata Sandra Schossler. As equipes com o maior número de participantes chegam a 28 atletas.

O evento é festivo, e tem por objetivo de homenagear o principal incentivador de corrida de rua da cidade de Toledo. Não possui caráter competitivo, mas proporcionará a cada atleta a oportunidade de testar seus limites e se auto desafiar em um ambiente seguro, além de promover um encontro agradável entre os amantes do esporte, participando ou torcendo pelos participantes.

A regra é durante 24 horas cada equipe manterá um de seus membros correndo no percurso determinado, realizando quantas trocas forem necessárias para atingir a meta final, de manter um representante da equipe na pista durante todo o evento.

A prova será realizada de forma compartilhada com a Prova 24 Horas Torao Takada Kids, não havendo prioridade de pista entre um ou outro evento, em determinados momentos poderá ter pequenos congestionamento.

A 11ª edição da Corrida 24 Horas Torao Takada tem a realização da associação Correr Toledo.

A corrida alcançou o limite proposto, com 78 equipes ou 2.000 atletas, 400 crianças e 30 corredores solos (24 Horas e 100km). Foto: Correr Toledo