Cerca de 60 ginastas, incluindo atletas da ginástica rítmica e da ginástica acrobática participaram nesta sexta-feira, 26, no ginásio de esportes do Sesi, da segunda etapa da 14ª Copa Oeste de Ginástica. O evento reuniu representantes dos municípios de Toledo, Marechal Cândido Rondon e Cascavel. Os vereadores Pedro Varella e Janice Salvador, também prestigiaram o evento e acompanharam um pouco das disputas, que se estenderam durante toda a tarde.

Nesta sexta-feira a equipe da Venezuela também fez uma apresentação especial. O conjunto e uma atleta do individual, que integram a seleção nacional da Venezuela, encerraram nesta sexta-feira um intercâmbio de três semanas em Toledo. A equipe segue neste sábado para Lima, no Peru, onde participa dos Jogos Pan-Americanos de Ginástica Rítmica.

Para as atletas Caroline Kunzler, Thaís Baungart e Milena Ertel, além de preparação para competições de maior porte, a Copa Oeste também serve para rever colegas de tablado. Nos últimos dois anos, as três atletas treinaram em Toledo, integrando a equipe. Neste ano, com uma estrutura melhor na sua cidade natal, Marechal Cândido Rondon, elas voltaram a treinar e competir por lá. “Nos últimos dois anos eu vinha diariamente de Marechal Cândido Rondon a Toledo. Agora estamos treinando lá e viemos aqui para competir. A Copa Oeste é muito interessante, pois nos permite uma preparação melhor para o Campeonato Paranaense, que é a nossa próxima meta”, diz ela.

[bsa_pro_ad_space id=7]

[bsa_pro_ad_space id=17] [bsa_pro_ad_space id=15]

“Quanto mais a gente participa de competições, melhor é. A gente se sente mais segura”, complementa a colega Thaís. “A gente vai perdendo o medo” acrescenta Milena, que destacou também a oportunidade de rever as colegas de treino. “É um momento de integração”, assegura.

A equipe de Cascavel veio com nove atletas divididas nas categorias pré-infantil, infantil e juvenil. Segundo a auxiliar técnica Mayra Machado, o objetivo do grupo era melhorar a preparação das atletas para os campeonatos paranaense, brasileiro e sul-americano.  Uma das atletas da equipe vai participar do Sul-Americano e as demais do juvenil e do pré-infantil, do Paranaense e do Brasileiro da categoria.

[bsa_pro_ad_space id=7]

As demais ginastas participantes são de Toledo, incluindo da rítmica em todas as categorias, e da ginástica acrobática, que pela primeira vez participa da Copa Oeste. O objetivo maior da equipe é o Torneio Nacional de Ginástica Acrobática, que será realizado em São Paulo, de 5 a 8 de setembro. A técnica Gracieli Morais, da GR de Toledo, também destacou a importância da competição na preparação das atletas para disputas de maior porte. Ao término da competição são feitas avaliações com as técnicas e apresentadas sugestões do que pode ser melhorado em cada coreografia.

O projeto de Ginástica Rítmica de Toledo, com 29 anos de atuação no município, conta com as parceiras do Sesi e prefeitura de Toledo e  com patrocínio de O Boticário, Sanepar e Itaipu Binacional, através de recursos obtidos pela da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte/Governo Federal.   

Fonte: GR de Toledo

[bsa_pro_ad_space id=7]