Na manhã desta quarta-feira (7), a Secretaria de Saúde de Toledo (SMS) recebeu a visita de uma comitiva vinda de Prudentópolis. O grupo, formado por três profissionais da Secretaria de Saúde local, veio com a missão de conhecer de perto o modelo de atenção à saúde praticado localmente a fim de aplicá-lo no município com cerca de 50 mil habitantes localizado na região Centro-Sul do Paraná.
Fazem parte da comitiva a diretora de Atenção Primária, Camila Szymanski; a diretora de Atenção Especializada, Sônia Maria Schirlo; e a coordenadora do Departamento de Saúde Bucal, Maria Adriane Krevei. Na primeira parte do roteiro, elas foram recepcionadas pela diretora do Departamento da Rede de Atenção Primária à Saúde, Karla Lorensetti Roman; pela coordenadora do Departamento de Saúde Bucal, Caroline Toledo; pelo médico Nilton Perlin e pela odontóloga Juciliane Cesaro, ambos da Central de Regulação da SMS.
De acordo com a diretora de Atenção Primária de Prudentópolis, a visita se insere num contexto de reestruturação dos serviços de saúde pública no município. “Estamos aprimorando a nossa rede e, para isso, buscamos exemplos de boas práticas e Toledo se destaca como referência, especialmente em saúde bucal”, salienta. “Toledo tem 24 equipes de saúde bucal e contamos com apenas três, sendo que nenhuma delas está credenciada junto ao Ministério da Saúde. Temos muito o que avançar nesta área”, acrescenta Camila, que disse estar interessada em conhecer mais detalhes a respeito da atenção primária e da regulação.
A diretora de Atenção Primária toledana sente-se lisonjeada com as motivações do encontro. “Ficamos felizes em saber que o trabalho realizado aqui é observado como referência por outros municípios do Paraná. Este é um momento de troca de experiência, no qual ensinamos e, ao mesmo tempo, aprendemos boas práticas de saúde pública”, avalia Karla.
Aproveitando os mais de 350 quilômetros percorridos até Toledo, a equipe de Prudentópolis cumprirá agenda de dois dias no município. Além da reunião na sede da SMS, as profissionais visitarão o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), mantido pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste do Paraná (Ciscopar), e o Centro Especializado em Reabilitação (CER II).
Fonte: Secom/Pref. de Toledo